MPSC inaugura posto de atendimento presencial ao cidadão

Posto de atendimento ao público funciona de segunda a sexta, das 12h às 19h, no Edifício Campos Salles, em Florianópolis.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (07/12), o primeiro Posto de Atendimento ao Cidadão e lançou a Política de Atendimento ao Cidadão da Instituição. O posto se localiza no Edifício Campos Salles, em Florianópolis, e tem como objetivo atender, acolher, triar e encaminhar as demandas dos cidadãos.

Funcionando desde outubro em caráter experimental, o centro de atendimento obteve relevantes resultados pelos serviços prestados às pessoas que buscam o Ministério Público. “Neste curto período de funcionamento do posto recebi informações positivas de pessoas que se impressionaram com a eficiência apresentada pelo atendimento, destacando o respeito e a atenção demonstrada pelos servidores”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, durante a cerimônia de inauguração do Posto de Atendimento ao Cidadão.

Responsável pelo funcionamento do posto, a chefe do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC), Kátia de Jesus Wermelinger explicou o funcionamento do serviço e comentou sobre o que as pessoas podem esperar ao serem atendidas. “Nossa intenção é realizar o encaminhamento correto do pedido feito pelo cidadão com um atendimento qualificado e trabalho didático para explicar quais os passos deverão ser feitos e como fazê-los”, disse Kátia.

Projeto focado no atendimento

O Posto de Atendimento ao Cidadão faz parte do projeto “Atendimento de Excelência ao Cidadão no MPSC” desenvolvido pela Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO).

Conduzido pela consultora e doutora Aline Regina dos Santos, professora do Curso de Administração Pública da ESAG/UDESC, o projeto “Atendimento de Excelência ao Cidadão no MPSC” começou com um mapeamento interno.

No levantamento inicial, em 2014, a consultora percorreu três locais que costumam receber grande número de pessoas: a recepção da sede das Promotorias de Justiça da Coletividade da Capital, no Edifício Campos Salles; a Ouvidoria do MPSC; e a 30ª Promotoria de Justiça da Capital, responsável pelas questões relacionadas aos direitos humanos.

Na segunda fase, o diagnóstico foi ampliado com visitas às Promotorias de Justiça com atuação na área da infância e juventude, criminal, do controle externo da atividade policial, da moralidade, do meio ambiente, do consumidor, da saúde, da violência doméstica, da família e dos registros públicos.

Também foi realizado treinamento piloto sobre “Excelência no Atendimento ao Cidadão no MPSC” na Capital e depois seguiu para o interior do Estado.

SEAC

Uma das iniciativas do Projeto de Atendimento de Excelência ao Cidadão também foi a criação do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC), que conduzirá o atendimento ao cidadão, a gestão da central telefônica da instituição e supervisionará os servidores terceirizados do MPSC. Em conjunto com o CEAF, o SEAC também desenvolverá um curso a distância para membros e servidores.


SETOR DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

SAIBA MAIS

O Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC-MPSC) é responsável pela gestão e pelo monitoramento dos Requerimentos de Acesso a Informações dirigidos ao Ministério Público de Santa Catarina. Tem como objetivo viabilizar o acesso da sociedade às informações armazenadas no âmbito do Ministério Público de Santa Catarina, em cumprimento ao disposto na Constituição da República, na Lei Federal n. 12.527/2011 e na Resolução n. 89/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público.

Equipe do Setor de Atendimento ao Cidadão

Kátia de Jesus Wermelinger

KÁTIA DE JESUS WERMELINGER

Chefe do SEAC

Rodrigo Figueiredo Brelinger

RODRIGO FIGUEIREDO BRELINGER

Técnico do Ministério Público

Fernando Gregatti Neto

FERNANDO GREGATTI NETO

Estagiário

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.