Florianópolis, 11/11/15 – Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, recebeu representantes de entidades que atendem imigrantes em Santa Catarina no início da tarde desta quarta-feira (11). O encontro serviu para discutir a possibilidade de estruturação de um centro de referência de acolhimento de imigrantes para difusão de informações que facilitem a inclusão social, por meio da educação e do trabalho.
Participaram representantes da Pastoral do Migrante de Florianópolis, entidade que faz o acolhimento de imigrantes e refugiados na Capital, além da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Grupo de Apoio aos Imigrantes Refugiados, Secretaria de Assistência Social de Florianópolis e Associação Kay Pa Nou (assistência aos imigrantes haitianos).
A Pastoral do Migrante informou que aguarda liberação de recursos federais para ampliação do programa de atendimento e também solicitou apoio do Governo do Estado para garantir o acolhimento mais efetivo dessas pessoas que chegam a Santa Catarina.
Uma das ações já realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, é o ensino da língua portuguesa de forma gratuita nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). São 40 núcleos distribuídos por Santa Catarina que oferecem turmas de alfabetização e nivelamento.
Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina
[email protected]
(48) 3665-2005 / 8843-3497
Fonte: Scc