Imprensa FNA
O Movimento Ponta do Coral 100% Pública convida para o ato que vai marcar os 35 Anos de luta pela preservação da paisagem natural e urbana da Ponta do Coral, área de turismo e lazer em Florianópolis (SC), no dia 13 de dezembro (domingo). A intenção do movimento é reunir a Turma Ponta do Coral e fazer uma homenagem póstuma ao professor Eduardo Castells.
Falecido no começo de 2014, Castells deixou um importante legado de sua intensa atividade acadêmica e profissional. Um deles foi o movimento de resistência popular, que começou no dia 8 de novembro de 1980, com o ato cultural organizado pelo professor Eduardo Castells e seus alunos de Plásticas III, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. A turma de alunos posteriormente ficou conhecida como Turma Ponta do Coral.
Além das homenagens, o ato contará com apresentações artísticas culturais e exposição das propostas populares de novas Praças e Parques Urbanos Municipais. “A atividade faz parte do nosso atual calendário de mobilizações pela alteração do zoneamento urbano da Ponta do Coral para Área Verde e de Lazer-AVL e criação do Parque Cultural das 3 Pontas”, destaca o arquiteto e urbanista Loureci Ribeiro, um dos integrantes da Turma Ponta do Coral.
Segundo Ribeiro, Florianópolis, apesar de contar com cerca de 50% de Área de Preservação Permanente (APP), tem apenas 1,11% de Áreas Verdes de Lazer (AVL) nas Zonas Urbanas.
A reunião para organizar as homenagens será dia 22 de outubro (quinta feira), às 19h, na Biblioteca Central da UFSC. Estão convidadas a participar as entidades de classe dos Arquitetos e Urbanistas – Sindicato de Arquitetos (SASC), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC), e a Universidade Federal de Santa Catarina e seus principais departamentos.
Na foto de capa: Estudantes de Arquitetura da UFSC fazendo intervenção da disciplina de Plástica III, nas ruínas existentes na Ponta
do Coral, em 1980 (Foto: Arquivo pessoal/Loureci Ribeiro)