Descoberto vírus que pode inutilizar seu aparelho Android

Programa malicioso se disfarça como um aplicativo normal e é quase impossível de ser removido

Por Nathália Guimarães.

Pesquisadores descobriram um novo tipo de vírus para Android que é praticamente impossível de ser removido. O programa malicioso entra na raiz do sistema e se disfarça como um dos aplicativos instalados no aparelho, como Twitter e Facebook, dificultando sua exclusão. De acordo com a empresa de segurança Lookout, os dez países mais infectados pelo vírus são Estados Unidos, Alemanha, Irã, Rússia, Índia, Jamaica, Sudão, Brasil, México e Indonésia.

Ao contrário de tipos mais antigos de programas maliciosos que eram óbvios, este novo vírus é silencioso e trabalha em segundo plano. Uma vez instalado no sistema, ele desenvolve mecanismos que o classificam como um serviço com privilégios de administrador do aparelho. As vítimas provavelmente terão que recorrer à ajuda de um profissional para removê-lo, ou simplesmente comprar um novo dispositivo, segundo a Lookout.

A companhia de segurança afirmou ainda que está rastreando três códigos com comportamento semelhante, o que indica que pode haver uma relação entre eles. Fazem parte da família o ShiftyBug ou Kemoge, Shuanet e Shedun. A similaridade de programação entre os três vírus varia de 71 a 82%.

“Ter o smartphone infectado com o Shedun, o Shuanet ou o ShiftyBug significa uma ida a uma loja para comprar um aparelho novo”, alertou o pesquisador de segurança digital da Lookout, Michael Bentley. Estão mais expostos a esta ameaça usuários que costumam instalar aplicativos através de fontes não oficiais e os que realizam o chamado root, processo que permite acesso total ao sistema.

Para Bentley, essa prática será adotada cada vez mais no futuro. “Acreditamos que mais famílias de adware que se disfarçam de aplicativos populares irão emergir em um futuro próximo e elas buscarão chegar à área reservada do sistema para evitar que sejam removidas”, disse.

Imagem: Android Central

Fonte: Leia Já

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.