A proposta do evento é superar as barreiras acadêmicas e realizar um diálogo de saberes, reunindo lideranças indígenas, quilombolas, pescadores, comunidades vizinhas de áreas protegidas urbanas e rurais e todos aqueles que possuem atividades relacionadas a estas áreas. Como parte da programação do SAPIS, haverá várias atividades paralelas, com destaque à aula aberta que será realizada no primeiro dia do evento, das 15h às 17h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O Espaço Inter-redes propõe-se a promover trocas de saberes entre diferentes grupos que discutem ou vivem os dilemas, desafios e experiências relacionados às áreas protegidas e a vida social. Também serão promovidas diversas Saídas de Campo para conhecer em loco situações concretas, na cidade de Florianópolis e Região, relacionadas às temáticas do evento. Será oferecido alojamento gratuito, no Parque Estadual do Rio Vermelho, com transporte diário ao local do evento, para os participantes de outras cidades.
Veja a programação e conheça melhor a proposta do evento!
http://sapiselapis2015.paginas.ufsc.br/files/2015/10/Manual-do-participante_site23out.pdf
http://sapiselapis2015.paginas.ufsc.br/
Entre os Eventos Paralelos, destacamos:
Tema: Controle Social
5. Comunidade de Ensino e Aprendizagem em Gestão Participativa de Áreas Protegidas Proponentes
6. Conselhos de Unidades de Conservação Federais – Novo procedimento para sua formação e funcionamento
Tema: Patrimônio
7. Educação na gestão do patrimônio natural e cultural: trocando saberes e experiências ecoformativas
Tema: Turismo
9. Encontro Nacional da Rede Turismo, Áreas Protegidas e Inclusão Social – Rede TAPIS: Articulando Turismo, Natureza e Cultura em Rede. Proponente: Marta de Azevedo Irving
Tema Promessa de Sidney – ruptura do paradigma de como proteger o meio ambiente, integrando sociedade e natureza e não apartando e segregando o homem das áreas de proteção.
10. Estratégias de Realização da “Promessa de Sydney”
Temática indígena:
19. A experiência de implementação do Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena-GATI: conciliando interesses e práticas institucionais e culturais convergentes e divergentes & Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental
Tema: Unidades de Conservação e Terras Quilombolas
21. Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas: potencialidades de convivência e cuidado mútuo (mesa propositiva para subsidiar a construção de alternativas em relação à sobreposição parcial do Território Quilombola de São Roque aos PN Aparados da Serra e da Serra Geral)
Tema: Extrativistas e Pesca
18. Organização social e produção extrativista nas UC de uso sustentável com população tradicional Proponente
Fonte: Facebook.