Semana termina com prejuízos após forte chuva e granizo no município
Por volta das 5h da manhã de quinta-feira, dia 22, a forte chuva, acompanhada de vento e granizo, destelhou aproximadamente 112 residências, provocou quedas de árvores e alagamentos no município de São Miguel do Oeste-SC. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeitura trabalham coletivamente para avaliar os danos e prestar assistência aos moradores
Texto e fotos: Claudia Weinman.
A madrugada de quinta-feira, dia 22, foi turbulenta para a grande maioria dos moradores de São Miguel do Oeste. A forte chuva, seguida de vento e granizo ocasionou destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos em residências e estabelecimentos comerciais. Segundo a guarnição do Corpo de Bombeiros, que trabalhou na distribuição de lonas e assistência aos moradores que inclusive ficaram sem energia elétrica em casa, os principais bairros atingidos foram o Agostini, São Gotardo, São Luiz, Andreatta, centro, além de outros problemas de menor proporção nos demais bairros.
Conforme os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, até a manhã desta quinta-feira, estima-se que aproximadamente 135 ocorrências foram atendidas, entre elas estão: 20 quedas de árvores, 112 destelhamentos e três alagamentos. A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e prefeitura, atua na vistoria da cidade para avaliar os danos. Dados oficiais ainda não haviam sido divulgados pela manhã.
Comunidade
A Dona de casa, Jacira Maria Pires da Silva, 62 anos, moradora do bairro São Gotardo disse que ela, o marido e os dois filhos, passaram momentos de medo e tensão durante a madrugada. “Não foi fácil. Muito medo e bastante chuva. Molhou tudo dentro da casa, encheu de barro. Tá chovendo ainda dentro de casa e estamos vendo para arrumar”, relatou Jacira.
No mesmo bairro, o morador e comerciante Antônio Carlos Martins, 54 anos, disse que foi surpreendido pela proporção do dano em seu restaurante. “Quebrou bastante telha, de 30 a 35 em média. Isso nunca tinha acontecido, me assuntei quando cheguei pela manhã e vi o telhado todo ‘descoberto’ e dentro tudo molhado. Tive que ir até o Corpo de Bombeiros buscar lona e a comunidade foi ajudando a colocar no telhado. Hoje nem vamos servir almoço aqui porque temos mercadoria molhada e precisamos que a chuva acalme para arrumar para começar os trabalhos de novo”, menciona.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para o final de semana no Extremo-oeste Cataninense, segue nesta sexta-feira, 23, com nebulosidade variável e chuva isolada, já no sábado, dia 24, a previsão é de sol com aumento de nuvens e no domingo, dia 25, chuva, melhorando no decorrer do dia, segundo dados retirados do site http://www.epagri.sc.gov.br/?page_id=324.