Em assembleia, grevistas da UFSC deliberam sobre o fim da greve

    Na tarde desta terça-feira (29/9) os Técnico-Administrativos em Educação da UFSC aprovaram a saída unificada da greve somente após a assinatura do acordo entre o Governo e o Comando Nacional de Greve da FASUBRA. A expectativa é que esta semana seja discutida em Brasília a minuta do acordo proposto pelo Governo e que foi aceito pela maioria dos sindicatos da base da Federação, com voto contrário dos grevistas da UFSC. Na semana que vem, quatro meses após a deflagração do movimento, acontece a assembleia que pode deliberar pelo fim da greve na universidade.

    Durante a assembleia houve um intervalo para que os participantes fizessem um ato na reunião do Conselho Universitário (CUn), que acabou interrompida pela reitora Roselane Neckel, presidente do Conselho, sem que os manifestantes se pronunciassem aos demais conselheiros sobre as demandas da categoria, como a questão das 30 horas para todos e os cortes do ajuste fiscal na educação pública.

    Dentre as deliberações aprovadas durante a assembleia está a realização de um debate entre os cinco candidatos à Reitoria, que ficou previsto inicialmente para as 14 horas do dia 15 de outubro nohall da Reitoria. O debate será organizado por uma comissão especialmente criada. A mesa dos trabalhos foi coordenada por Celso Ramos Martins, Dilton Mota Rufino e Soeli Moraes. Foi ressaltada a importância da participação no debate sobre a dívida pública a ser realizado pelo Dieese/SC –(Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no próximo dia 20 de outubro em Florianópolis.

    O plenário aprovou também a participação na próxima segunda-feira (5/10) da abertura do seminário “O PNE e o futuro da Educação brasileira”, com a presença que estaria confirmada do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e dos reitores de universidades públicas e de dirigentes do setor educacional de vários estados do sul do País. A ideia é fazer uma manifestação durante a fala do ministro no evento que acontece na Assembleia Legislativa em Florianópolis e que vai discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) que tem vigor pelos próximos nove anos e ainda está em implementação, com uma pauta que fala em discutir proposta de valorização dos profissionais da educação num contexto de melhorar os índices da educação pública brasileira.

    Ação judicial da progressão corrigida – Na abertura dos trabalhos da assembleia o assessor jurídico do sindicato, Guilherme Belém Querne, prestou esclarecimentos sobre a ação de progressão por mérito de capacitação de 2006 e os procedimentos necessários para transformar a decisão judicial de fato em valores financeiros. Guilherme esclareceu que a decisão já transitou em julgado e a sentença manda pagar as eventuais diferenças dessas progressões. O advogado informou que vai apurar os valores, identificando o que foi pago e atualizando as diferenças até os dias de hoje. Segundo ele, o cenário está complicado por conta da greve do Judiciário que de certo modo atrasa o processo.

    A próxima AGP ficou para terça-feira (6/10) às 14 horas no hall da Reitoria e a reunião do Comando Local de Greve no mesmo dia e local no período da manhã, à partir das 9h. Foram definidos por eleição os delegados junto ao CNG no próximo período os nomes de Hudson Queiroz, Rosana de Souza, Isabel Maria da Silva, Enézimo Marcelino, e como suplentes Mario Madeira e Valdenir Ferreira.

     

    Fonte: http://www.sintufsc.ufsc.br/?p=16882

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.