Editorial 22 de agosto

Desacato faz 8 anos de vida

Florianópolis, 22 de agosto de 2015.

Na terça-feira, 25 de agosto, o Portal Desacato faz 8 anos de vida. Este aniversário será festejado no 5º Café AntiColonial, atividade que uma vez por ano organiza o portal e que, nesta oportunidade, tem o próprio veículo como tema, mantendo o formato original e acrescendo mais atrações, ampliando também sua relação concreta com os movimentos sociais.

Em nenhum momento os fundadores do Portal projetaram alcançar este tempo de existência. Muito menos que o veículo tivesse o desdobramento de transformar-se na base humana e conceitual da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura. De forma alguma pensaram em publicar mais de 30 mil artigos, realizar eventos, marcar uma posição jornalística clara e, uma vez transformados em cooperativa, produzir dezenas de vídeos em pouco mais de 3 anos, contando, a maioria deles, a história de diversas categorias de trabalhadores e dos movimentos sociais e setoriais.

Isso foi possível, certamente, por quatro ingredientes fundamentais: muito trabalho militante, observação diária da própria realidade, clareza na linha editorial e apoio dos leitores e da Classe Trabalhadora.

Quando em 2010, observando que a demanda dos leitores era maior que nossa oferta, a Diretora Geral, sugeriu a criação de uma cooperativa, os jornalistas e comunicadores à época, se debruçaram sobre essa dura construção. Como aconteceu com o veículo, o desafio não tinha uma expectativa de duração projetada. Hoje achamos modesta nossa tarefa e os retos são agora planejados; a obrigação de influir na sociedade faz parte da visão de futuro. Desapareceu a modéstia? Não, o que mudou é a responsabilidade.

Por ela e para fazer jornalismo do lado dos excluídos, rejeitados, os ‘malditos’ da sociedade, os invisíveis, é que temos que seguir, crescer e estar à altura do momento histórico que nós e nossos leitores vivemos. Não fugiremos desse desafio. Obrigado pelos 8 anos que nos deram de confiança. Sigamos juntos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.