Florianópolis, 14 de junho de 2015.
A Federação de Entidades Palestinas da Argentina, os palestinos na diáspora no seu programa Derribando Muros, na Rádio Gráfica de Buenos Aires, e pessoas diversas vinculadas à luta pela autodeterminação do Povo Palestino têm feito declarações contundentes em favor da jornalista Tali Feld Gleiser, que além de ser editora principal do blog losotrosjudios.com é também a Diretora Geral do Portal Desacato, difamada e caluniada através de declarações nas redes sociais feitas por um grupelho de supostos “defensores da causa palestina” no Chile.
Numa atitude frívola, inconsequente e prejudicial à causa, militantes descendentes de palestinos da capital chilena acusaram nossa Diretora de ser uma jornalista infiltrada pelo sionismo que não oculta sua condição de judia. Por que deveria? Pretendem reproduzir a xenofobia e racismo do Estado de Israel?
Esta patranha própria de mentes doentias e irresponsáveis, desconhecedoras da história militante pelos direitos humanos e a liberação de todos os povos da Tali, mereceu de imediato a resposta dos coletivos sérios que verdadeiramente fazem parte, na diáspora, da luta em favor do Povo Palestino. Este fato merece uma reflexão além da óbvia declaração de apoio do Portal Desacato às ações militantes de sua diretora.
As grandes causas não pertencem a ninguém em particular. Tem causas que pela dimensão, claramente pertencem à toda humanidade. Tal o caso da causa palestina por uma variedade de razões: é paradigmática, trata-se de um território ocupado e usurpado, de um apartheid em pleno século XXI e de um genocídio planejado e executado pelo Estado sionista com o beneplácito ou omissão das grandes potências.
O Portal Desacato afirma suas convicções em apoio do Povo Palestino e da nossa Diretora, jornalista e ativista, Tali Feld Gleiser, e repudia as ações de grupos intolerantes pequeno-burgueses que, longe de contribuir, deprimem uma das causas mais importantes do Mundo contemporâneo.