Em meio a protestos, polícia faz prisões e prefeita ordena toque de recolher em Baltimore

Ao menos 27 manifestantes foram detidos e 15 policiais ficaram feridos durante os protestos que se intensificam nesta terça-feira (28/04) em Baltimore, situada no estado de Maryland, EUA. Em meio à escalada de tensão, a prefeita da cidade, Stephanie Rawlings-Blake (do Partido Democrata), anunciou um toque de recolher na cidade, que começará às 22h e terminará às 5h, e deve continuar ao longo de toda a semana.

Efe
baltimoreManifestantes entram em confrontos com corpo policial em Baltimore

Os confrontos começaram horas após o funeral de Freddie Gray, jovem negro morto por um policial semanas atrás, gerando uma onda de protestos com milhares de pessoas que acabou em enfrentamentos com a polícia desde segunda-feira (27/04).

Por conta da atual situação, a Guarda Nacional de Maryland pediu até 5.000 agentes extras para conter a violência, enquanto a polícia estadual solicitou outros 500 homens adicionais. Após as demandas, o governador do estado, Larry Hogan, assegurou que a mobilização da Guarda Nacional é “o último recurso para restaurar a ordem”.

O governador republicano, que já havia declarado mais cedo estado de emergência em Baltimore, revelou que conversou ontem com o presidente Barack Obama sobre a situação na cidade.

Vários veículos foram queimados, assim como uma loja e um prédio em construção acabaram incendiados. Os manifestantes também aproveitaram a confusão para saquear muitas lojas da cidade. Em comunicado, a nova procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, pediu a população para deixar a violência de lado e lembrou que o Departamento de Justiça e o FBI estão realizando uma investigação sobre a morte do jovem negro que desencadeou os protestos.

Entenda o caso

Freddie Gray, jovem negro de 25 anos, morreu no dia 19 de abril em circunstâncias não determinadas, após ser detido pela polícia em Baltimore. Segundo a polícia, ele sofreu uma ruptura de vértebra durante a detenção e foi acusado de portar um canivete. De acordo com a imprensa, o jovem também teria sofrido um trauma na laringe.

Vídeos gravados por pedestres mostram como a polícia atirou Gray no chão no momento da detenção. Ele foi colocado, gritando de dor, em um furgão. “Foi dobrado como se fosse um caranguejo ou uma figura de origami”, disse Keven Moore, autor de um dos vídeos ao jornalBaltimore Sun.

Freddie Gray “fez o que foi proibido a homens negros: olhar nos olhos de um policial”, disse o pastor Jamal Bryant durante o discurso realizado no funeral do jovem.

Fonte: Opera Mundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.