O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que a unidade das forças revolucionárias é vital para conquistar um êxito contundente nas eleições parlamentares deste ano.
Que não haja divisões, devemos apresentar-nos em perfeita unidade nessas eleições. Soou o sinal de alerta da unidade anti-imperialista e da necessidade de uma grande vitória neste 2015, disse.
Com esse objetivo, o presidente instou o Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) e todos os venezuelanos de bem a preparar-se para o próximo 28 de junho, quando as forças aliadas à revolução bolivariana realizarão as eleições primárias.
Maduro qualificou como extraordinária a jornada de mobilização protagonizada no último domingo (19) pelas 13.682 Unidades de Batalha Bolívar Chávez – célula básica do Psuv – de todo o país, em assembleias de lançamento de candidaturas que reuniram uma média de 70 a 72 cidadãos cada uma.
No programa Em contato com Maduro, transmitido ao vivo nesta terça-feira (21) pela rede estatal Venezuelana de Televisão, o líder bolivariano ressaltou que como resultado de uma estratégia de verdadeira democracia popular, a maioria das candidaturas são de mulheres.
Do total de candidatos propostos às primárias, 60 por cento são mulheres. Dentre elas, 32 por cento têm mais de 30 anos e 28 por cento menos que esta idade. Dentre os 40 por cento de candidatos masculinos, 19 por cento têm mais de 30 anos e 21 por cento são mais jovens.
Estas eleições constituem uma expressão muito avançada da vontade popular e precisam ser uma expressão total da unidade, disse Maduro.
O presidente chamou também a estabelecer sistemas de informação e motivação para que o povo saiba onde deve votar e garantir sua participação, ao considerar que alcançar a maioria revolucionária na Assembleia Nacional (parlamento) é vital para a vida do país.
Foto: Prensa Islâmica