Um totoal de 61 corpos foram encontrados em um crematório abandonado no balneário mexicano de Acapulco, no estado de Guerrero, região onde, em setembro do ano passado, desapareceram os 43 estudantes da escola de Ayotzinapa.
A descoberta dos corpos nesta quinta-feira (05/02) foi possível após uma ligação dos vizinhos para as autoridades, que foram ao crematório, situado na estrada Cayacao-Puerto Marqués.
Autoridades mexicanas recolhem corpos encontrados em crematório abandonado no estado mexicano de Guerrero
Segundo as fontes, o cheiro produzido pelos corpos chamou a atenção dos vizinhos, que ontem à noite contataram por telefone as autoridades para alertá-las do caso no estabelecimento, abandonado há pelo menos um ano. Polícia Federal, estadual e ministerial, assim como a Gendarmaria, se encaminharam para o local e isolaram a área.
Por volta de 1h30 desta sexta-feira (horário local, 5h30 em Brasília) terminaram de tirar os corpos e de levá-los cobertos com lençóis brancos ao Instituto Médico Legal local.
As autoridades devem emitir um comunicado oficial nas próximas horas, mas as fontes anteciparam que aparentemente entre os corpos há um menor de idade. Em nenhum dos cadáveres havia sinais de mutilação.
Além disso, os corpos, em avançado estado de decomposição, estavam cobertos de cal para evitar o mau cheiro e nenhum tinha sido queimado.
O estado de Guerrero é um dos mais pobres, com maior presença do crime organizado e com forte conflito social do México.
(*) Com informações da Agência Efe
Fonte: ÓperaMundi.