Por Ingrid Matuoka.
Os livros sobre meio ambiente voltados para o público infantil são ferramentas importantes para conscientizar as crianças sobre as questões que envolvem a natureza e sua preservação.
Abaixo, o Centro de Referência em Educação Integral listou 8 obras que se debruçam sobre essa temática, partindo de abordagens diversas. Algumas trazem curiosidades sobre a natureza para aproximar os pequenos do assunto, outras tratam dos riscos que o meio ambiente corre e dos aspectos sociais da sustentabilidade. Confira:
Para conhecer a natureza
Bichos do Mar, de Estefane Cardinot Reis, Editora Gaia
Você sabia que as orcas podem até se alimentar de grandes baleias? E que, na verdade, elas não são baleias, mas golfinhos? Prenda a respiração e mergulhe na imensidão do oceano neste livro que traz curiosidades sobre os mais diferentes animais marinhos.
Maravilhas da Natureza, de David Burnie, Editora Civilização
Como se formou o Grand Canyon? O que é o Grande Vale do Rift? Qual o monte mais alto dos Himalaias? Por meio deste livro, as crianças podem aventurar-se no maior vulcão do planeta ou desbravar o gelo da Antártida, conhecendo selvas, desertos, oceanos e outros lugares da Terra. As páginas se desdobram para revelar todos os fantásticos pormenores da vida selvagem, incluindo os seres que habitam a Amazônia e a Grande Barreira de Coral.
As raízes de Luriel – Uma aventura agroecológica, de André Biazoti, Editora Evoluir
Luriel sempre passava as férias no sítio de seus avós, mas nunca prestava muita atenção no que a terra proporcionava. Desta vez, no entanto, ela descobre como são cultivados alimentos orgânicos e aprende muitas utilidades das plantas. O despertar da menina irá causar grandes transformações em sua vida e em toda a sua família. Além disso, o livro traz uma série de atividades para levar as crianças a seguirem sua própria aventura agroecológica, mesmo vivendo na cidade grande. Leia a versão digital de As raízes de Luriel.
Para desenvolver noções de sustentabilidade
Antes Depois, de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Editora WMF Martins Fontes
O livro funciona em ilustrações sequenciais. Em uma página, um campo vazio, na outra, um jardim florescendo. Em uma, uma floresta frondosa, na outra, uma grande metrópole tomada de prédios. A partir desta proposta, a história faz pensar sobre os ciclos naturais e o impacto de nossas ações para a saúde do mundo natural.
Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças, de Dennis Driscoll e Michael Driscoll, Editora Panda Books
A escassez da água, a má qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, as espécies de animais em extinção, a produção de energia eólica, o aquecimento global e a reciclagem são alguns dos temas abordados pela obra.
A cada tópico, o livro traz experimentos científicos que podem ser trabalhados durante o ano escolar ou pelos familiares, em casa, como aprender a dessalinizar a água, a fazer um comedouro de aves com material reciclado ou a cultivar uma árvore.
Livro Vermelho das Crianças, de Luciene de Assis
Com desenhos de crianças de diversas regiões do Brasil, o livro conta histórias de 50 animais ameaçados de extinção no Brasil. Tem bate-papo entre Messi e Neymar no ninho da ararajuba, reflexões filosóficas da aranha-chicote, do peixe-boi-da-amazônia e do cágado Mesoclemmys. Desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015, o Livro Vermelho das Crianças pode ser baixado gratuitamente.
Será que eu compro?, de Rosana Jatobá, Editora Plano B
Nesta obra, os protagonistas Lara e Benjamin são apresentados a outras formas de consumo, como a feira de trocas. Eles aprendem a reutilizar e fazer novos usos de brinquedos, roupas e outros materiais de forma que passam a pensar duas vezes antes de comprar o que quer que seja, influenciando também seus pais.
Para falar sobre o desastre de Mariana
Um dia, um rio, de André Neves e Leo Cunha, Editora Pulo do Gato
Abordando o crime ambiental de Mariana, que ocorreu em 2015, o livro retrata um menino em sua descoberta de que o Rio Doce se transformou em lama. Utilizando-se mais de imagens do que de palavras, o enredo leva à percepção de que é preciso preservar a natureza e questionar a intervenção humana nos ciclos naturais.
Fonte: Escola Integral.