O hecatombe provocado pelos movimentos populares nos países árabes despertou a atenção para transformações que de longe era impossíveis de serem imaginadas. Claro que os pedidos por democracia, mudanças sociais e justiça da Primavera Árabe afetariam também a produção cinematográfica.
A 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema conta com 32 produções, entre ficções e documentários, que retratam a realidade política, social e cultural. Há espaço para a retrospectiva Mapeando Subjetividade, que engloba o cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais.
O toque brasileiro também está presente. Constantino, de Otavio Cury, foi filmada na Síria e no Brasil e aborda a herança cultural árabe em regiões geográficas distantes. Já o documentário Sobre futebol e barreiras, obra conjunta de quatro diretores brasileiros, retrata o conflito Israel-Palestina por meio do esporte. Chronicle of the years of embers, primeiro filme árabe a ganhar a Palma de Ouro de Cannes, também terá exibição no festival. A programação completa você confere aqui.
O que: 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Quando: até 22 de julho
Onde: Cinemateca Brasileira, largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino (São Paulo)
Quanto: R$ 8