Redação, UNA LGBT Chapecó.
“Eu sei que não se pode viver só de esperança, mas sem esperança não vale a pena viver”. A frase do político e ativista gay norte-americano, Harvey Milk, representa o sentimento das mais de seis mil pessoas que estiveram presentes na 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense. Afinal, a força que fez com que cada participante saísse de casa e fosse até a praça Coronel Ernesto Bertaso na tarde do último domingo (25), é a esperança por dias melhores.
A temática da Parada deste ano foi “Saúde, Educação e Trabalho”, pois condiz com o contexto político e econômico atual. Segundo o presidente da UNA LGBT Chapecó, Gerson Junior Naibo, o tema foi escolhido pois são direitos humanitários e universais que se unem em um tripé basilar da sociedade que, para grande parcela da população LGBTQIA+, é negado.
“Este ano pautamos elementos que são fundamentais para a nossa população ter uma vida com dignidade, pois precisamos da garantia e permanência nas escolas, na saúde e nos empregos, tendo as nossas identidades respeitadas. Não podemos esquecer também do histórico das nossas paradas e lutas que, a cada ano, com uma pauta específica e representativa, leva um debate eminentemente político para as massas da sociedade do oeste de Santa Catarina”, salienta.
Cores, felicidade e resistência
Para Gerson, a 6° Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste de Santa Catarina foi um sucesso. “É sempre uma sensação bastante nostálgica e de alegria estar reunido com uma multidão para lutar por nossos direitos que, muitas vezes, são esquecidos pelo Estado e pelas políticas públicas”, defende.
Ele afirma que o evento contou com pessoas de várias regiões do Brasil. “Tivemos a presença do nosso presidente nacional, Andrey Lemos, que veio diretamente de Brasília. Em mais um ano, como já é tradição, se fizeram presentes pessoas do Paraná e do Rio Grande do Sul. De Santa Catarina, especificamente, tivemos caravanas de Xanxerê, Xaxim, Herval d’ Oeste, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste. Ficamos imensamente agradecidos a cada pessoa que saiu do conforto de casa para estar com a gente nesta luta gigantesca, de construção da democracia e de uma sociedade mais plural e de direitos”, finaliza.
Apresentações artístico culturais
A 6ª Parada de Luta LGBTQIA+ do Oeste Catarinense contou com apresentações artísticas e culturais de artistas vindos de toda região. O evento, que teve desde performances musicais até shows de drags, recebeu os seguintes artistas:
Kauan Ribeiro;
Veronika;
Haries, com bailarinos;
Luna Fact;
Meshilaaa, com bailarinos;
Egon LaSand;
Nayara Sneyper;
Cristielly Wynn;
Flávia Pacchely;
Safyra Parky.