“A causa palestina não é uma causa apenas dos
palestinos, mas uma causa para todo revolucionário
e revolucionária, onde quer que esteja, uma causa
das massas exploradas e oprimidas de nossa era.”
Ghassan Kanafani
Ghassan Kanafani foi um intelectual e escritor palestino da geração da Nakba, a grande catástrofe planejada contra o povo palestino, uma das vítimas do colonialismo judeu sionista, na Palestina, naquele horrendo e execrável episódio da expulsão forçada de mais da metade do povo palestino de suas terras. Do tecido social desfeito pela força se reorganizou, em campos de refugiados e tendas, a resistência e a luta palestina pelas décadas que se seguiram. Kanafani esteve presente nesse movimento que fez surgir as principais organizações de luta do povo palestino, em sua história recente. Saudamos o intelectual combativo, o escritor engajado, o político revolucionário, seu legado de luta anticolonialista, anti-imperialista, internacionalista e pelo socialismo, que permanecem no cerne da Revolução Palestina.
Ghassan foi cofundador da Frente Popular para a Libertação da Palestina. Escreveu romances, peças de teatro, contos e ensaios políticos. Em 1972 foi assassinado pelo serviço secreto israelense.
Nesse 8 de julho, como parte da celebração em memória aos 50 anos do martírio de Ghassan Kanafani, optamos por divulgar esse pequeno fragmento do projeto maior. Esse último une organizações, movimentos, dirigentes e intelectuais das esquerdas palestina e brasileira, em consonância com a nobre causa palestina, juntamente com obras escolhidas de Kanafani.
O texto e os poemas que o leitor e leitora pode acessar aqui, nessa pequena amostra, são todos de autoria de Yasser Jamil Fayad e compõem o livro: “Ghassan Kanafani – anticolonialismo e alternativa socialista na Palestina”, que será publicado esse ano, pela Editora Fedayin.
Viva a luta do povo palestino!
Viva a luta dos trabalhadores!
Ghassan Kanafani presente!