Extra, extra, é hoje, é hoje!
Pois é, é hoje queridos leitores, amigas e amigos, companheiras e companheiros, colaboradores, apoiadores culturais. É hoje que a Cooperativa de Trabalho Desacato faz 5 anos.
Fundada informalmente em 9 de dezembro de 2011 com o 1º Café AntiColonial, selo cultural da Cooperativa, ela se chamou originalmente de Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura, e hoje, está prestes a terminar seu périplo de legalização com seu novo nome. Vários fundadores ainda formam parte dela: Tali Feld Gleiser (que lançou a idéia), Raul Fitipaldi que foi seu primeiro presidente, Juan Luis Berterretche, Rosângela Bion de Assis, atual presidenta, Wilmar Frantz Jr. e Marcos Aurélio Silvério.
Muitos cooperados e cooperadas passaram por ela deixando valiosos aportes. Nos primeiros 4 anos de vida, a rotatividade era intensa, nos dois primeiros nem existia A Casa da Outra, sede da Cooperativa.
2016 nos encontrou desenvolvendo projetos audiovisuais, radiais, parcerias e teve seu ponto mais alto quando a Cooperativa foi fundada no Extremo Oeste Catarinense, no simbólico dia 8 de Outubro, com o 6º Café AntiColonial, em São Miguel do Oeste, rodeada dos principais Movimentos Sociais de Santa Catarina.
Agora, a Cooperativa transita do sonho consolidado à profissionalização definitiva, com uma equipe fixa de cooperadas e cooperados, com experiência, com um mínimo patrimônio e com credibilidade.
Por isso tudo, agradecemos a você a cada instante da nossa tarefa, pois, sem sua histórica fidelidade ao Portal Desacato, matriz de todo o projeto, não estaríamos hoje comemorando 5 anos.
Obrigado por esta possibilidade de levarmos A Outra Informação e sustentar uma Mídia dos Trabalhadores. Foi duro e será duro ainda, mas, já aconteceu e continuará acontecendo, por teimosia, por esforço, por amor à Verdade.
Rosângela Bion de Assis – Presidenta