Entre os dias 19 e 21 de agosto será realizada a 4ª Semana Paulo Freire, com o tema “Pedagogias latino-americanas para a transformação social”. O evento será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Confira os locais na programação. As inscrições são gratuitas e abertas ao público.
A semana Paulo Freire foi idealizada pela professora Maristela Fantin e seu grupo de estudos para intensificar estudos e relatos de experiências concretas de ações comunitárias e educacionais populares pautadas nas teses educacionais de Paulo Freire, considerado internacionalmente como o maior educador do século passado, autor muito lido em vários países, mas ainda pouco conhecido em seu próprio país.
Em sua quarta edição, a Semana Paulo Freire contará com a participação de destacados estudiosos do pensamento pedagógico latino-americano e das obras de Paulo Freire, José Martí e Simón Rodríguez, que nos proporcionarão conferências e minicursos introdutórios ao pensamento, à obra e à prática social desses pensadores de nossa América, rompendo assim com o determinismo do pensamento colonial estadunidense e eurocêntrico desfocado do diálogo dos pensadores de nossa gente.
Paulo Freire nos ensinou, com sua prática social e metodologia, a nos organizarmos e avançarmos na construção de projetos coletivos, populares e libertadores. Segundo ele “a leitura de mundo precede a leitura da palavra e ninguém se educa sozinho; os homens educam-se coletivamente mediados pelo seu estar concreto no mundo”.
José Martí é considerado o apóstolo da revolução cubana e “o mais universal dos homens do gênero humano”. Sua força moral, ética e seu brilhantismo acadêmico intelectual, harmonizado com sua sensibilidade em cultivar toda a forma de vida planetária, têm inspirado a educação de sucessivas gerações, em especial dos cubanos, a trilharem pelos caminhos da beleza, da harmonia, da rigorosa formação científica e também a combaterem a implacável luta organizada contra todas as formas de destruição da vida humana e as injustiças do mundo.
Simón Rodríguez foi o grande mestre de Simón Bolívar, o libertador das Américas, defensor da pátria grande, de uma América latina unida em suas culturas autóctones, ilustradas e populares, e liberta de todas as determinantes de sua colonização econômica, cultural e intelectual. Simón Rodríguez inscreve-se em suas teses, entre os grandes ícones do projeto de edificação altiva do povo latino-americano, erguendo-se como horizonte para a construção de um novo projeto civilizatório para a humanidade.
Assim é, que, nesse momento de inquietação/desarrumação social vivido em nosso país ancorado em sucessivas manifestações de indignação social da população nas ruas a exigir novas posturas éticas, proposições políticas, educacionais, econômicas e, principalmente, novas formas e metodologias de se fazer gente e povo em nosso país, pensamos ser oportuno o estudo desses autores, que por certo nos auxiliarão a rever, renovar e iluminar nossas práticas sociais.
Por tudo isso, nosso desejo profundo, ao organizarmos a IV Semana Paulo Freire, foi unir e qualificar as nossas bandeiras através da função pública que deve ser inspiração da UFSC, intra e extramuros, ou seja, o de se fazer agente da mudança e da transformação social e de vanguarda na luta pela superação de todas as injustiças cometidas pelos homens contra os próprios homens e sobre toda a forma de vida planetária.
Adriana D´Agostini – Chefe do Departamento de Estudos Especializados em Educação do CED/UFSC
Paulo Capela – Presidente do Iela
Programação da 4ª Semana Paulo Freire na UFSC
Tema: “Paulo Freire e as Pedagogias Latino-Americanas para a Transformação Social”
19 de agosto, 18h30
Conferência: “Pensamento Pedagógico Latino-Americano de José Martí”
Professor Carlos Rodrígues Almaguer (Icap/Cuba)
Local: Auditório da Reitoria da UFSC
20 de agosto, 9h
Conferência: “As Ideias e as Contribuições de Paulo Freire ao Pensamento Pedagógico Latino-Americano”
Professor Telmo Adams – Unisinos/RS
Local: Auditório do CED/UFSC
20 de agosto, 14h
Minicurso: As Ideias Pedagógicas de José Martí
Ministrante: Carlos Rodriguez Almaguer
Local: Auditório do CED/UFSC
21 de agosto, 9h
Conferência: “Simón Rodriguez e as Alternativas Pedagógicas Latino-Americanas”
Jornalista e educadora Elaine Tavares.
Local Auditório do CDS-UFSC
21 de agosto, 14h
Café Filosófico: “O Pensamento Pedagógico Latino-Americano”
Local: Auditório do CDS-UFSC
Certificado aos participantes com 75% de presença.
Informações no IELA, telefone: (48) 3721 5417 e 3721 6483.
Organização: Secretaria de Relações Internacionais (SINTER-UFSC); Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED-CED-UFSC); Núcleo de Estudos sobre as Transformações do Mundo do Trabalho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (TMT-UFSC); Núcleo de Estudos e Pesquisas do Trabalho e Questão Social na América Latina do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC (NEPRQSAL-UFSC); Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esportes e Saúde; Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA): Associação Cultural José Martí de Santa Catarina (ACJM-SC).
Carlos Rodríguez Almagüer
Nasceu em Manati, Las Tunas, Cuba, em 1971. Graduado em Estudos Socioculturais. Professor, poeta e ensaísta.
Seus artigos sociais, políticos, culturais, filosóficos e históricos especialmente sobre os vários aspectos do pensamento de José Martí, foram publicados nas revistas Honda, da Sociedade Cultural José Martí, Cuba Socialista, Cauce, da UNEAC em Pinar del Rio, nos sites digitais Cubadebate, Rebelión, Librínsula y Cubarte; nos periódicos Le Monde Diplomatique, Granma,
Juventud Rebelde, Trabajadores, Tribuna de La Habana, Ahora, Cinco de Septiembre, El Habanero, El Caimán Barbudo, La Jiribilla, e em sítios digitais de diversos países.
Ele palestrou em fóruns nacionais e internacionais sobre diversos temas relacionados com a arte e cultura em José Martí, ética e cultura na Revolução, o humanismo revolucionário de Martí e Fidel. Participa também do Capítulo cubano da Rede de intelectuais em Defesa da Humanidade.
É também o autor da biografia para jovens José Martí. Nos caminhos da Vida nova, Editora Sed de Belezza, Santa Clara, 2007. Ele também aparece na seleção de ensaios Correntes paralelas, Editions Luminaria, Sancti Spiritus, 2008.
Participou como delegado no XII Congresso da OCLAE, nos XV e XVI Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, Argélia, 2001 e Venezuela, 2005, respectivamente, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre 2005, na Comissão da Juventude do Fórum de São Paulo, no Segundo Fórum Internacional das Américas, Venezuela 2006, no Oitavo Congresso da UJC, do VII Congresso da FEU, da Assembleia Contra o Terrorismo Internacional, Conferências Internacionais, José Martí pelo Equilíbrio do Mundo de 2003 e 2008, José Martí por Uma Cultura da Natureza 2004 e 2010, Com todos e para o bem de todos, 2005 e foi convidado para o VII Congresso da UNEAC em 2008.
Ele atuou como presidente do Movimento Nacional da Juventude Marti por sete anos, Diretor da Cátedra de Cultura José Martí da Escola Nacional da União de Jovens Comunistas “Julio Antonio Mella”, Chefe de Formação e Superação da Direção Nacional do Programa de Trabalhadores Sociais e membro da direção Nacional da Associação Hermanos Saiz (jovens artistas e intelectuais.)
Atualmente, ele é chefe do Centro de Informação e Documentação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), vice-presidente da Junta Nacional da Sociedade Cultural José Martí, e membro da Associação de Pedagogos de Cuba e União de Historiadores de Cuba.
Mais informações: Professor Paulo Capela – (48) 9619-6276, 3721-5417 e 3721-6483.
Foto: Divulgação.
Fonte: Portal UFSC.