42% acham que governo Bolsonaro atua corretamente para fornecer vacina

Presidente Jair Bolsonaro durante a apresentação do Planao nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto. Sérgio Lima/Poder360 16.12.2020

Por Pedro Pligher.

Pesquisa PoderData realizada de 21 a 23 de dez.2020 mostra que 42% dos brasileiros consideram que o governo Bolsonaro atua de maneira correta para oferecer vacinas a todos os brasileiros.

A proporção dos que acham que a administração falhou em fornecer o imunizante é de 40%. Ou seja, há um empate dentro da margem de erro do levantamento (2 pontos percentuais) entre as duas opiniões. Outros 18% não souberam ou não quiseram responder a pergunta.

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 21 a 23 de dezembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 470 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

HIGHLIGHTS DEMOGRÁFICOS

Entre os que mais aprovam a administração bolsonarista em relação ao fornecimento da vacina, destacam-se:

  • Os que recebem mais de 10 salários mínimos (63%);
  • Os moradores da região Norte (53%);
  • Os que têm de 16 a 24 anos (50%);
  • Os que têm mais de 60 anos e os que estudaram até o ensino fundamental (ambos com 48%).

Os grupos que mais consideraram incorreta a atuação no oferecimento do imunizante pelo governo são:

  • Os que recebem de 5 a 10 salários mínimos (78%)
  • Os que estudaram até o ensino superior (63%);
  • Os que recebem até 2 salários mínimos; de 2 a 5 salários mínimos; e os que moram na região Sudeste (todos com 46%).

BOLSONARO X ATUAÇÃO PELA VACINA

No cruzamento de dados com a avaliação do presidente, 76% dos que consideram Bolsonaro como “ótimo” ou “bom” acham que seu governo atuou de maneira correta no fornecimento do imunizante. Do grupo que avalia a atuação do mandatário como “ruim” ou “péssima”, 81% acham que a administração falhou no fornecimento da vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.