3ª edição do Festival Disfarçados: encontro de culturas

O evento acontece no dia 29 de abril, na Nossa Maloca, no interior de Chapecó

Divulgação

Redação, Portal Desacato. 

Experimente visualizar na sua tela mental, um espaço onde as culturas se movimentam e se encontram. Sem máscaras e amarras sociais-históricas, este espaço se chama “Festival Disfarçados”. Sentiu? Este é um chamado cultural que nos convida compreender a dimensão da diversidade cultural existente.

No dia 29 de abril, no Espaço Cultural Nossa Maloca, no interior de Chapecó, será realizada a 3ª edição do Festival Disfarçados. “A gente tem o objetivo de fomentar as expressões populares de Santa Catarina, nesta edição, em especial no oeste catarinense” contou o artista, produtor cultural e coordenador do grupo organizador, Maurício Sinski, no JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (20).

O Projeto Cultural foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Nesta edição, a programação, principalmente, contempla a cultura afrodescendente e indígena, com participações de imigrantes haitianos, assim como, de tribos indígenas de Chapecó. O festival inicia às 14h e se estende até a noite.

Tendo em vista que há vários imigrantes em Chapecó, um ônibus será disponibilizado para residentes haitianos se deslocar até o espaço. Os ingressos serão disponibilizados nesta quinta-feira (20). Sendo que, a entrada é gratuita para todos/as/es.

Os disfarçados

Segundo Maurício, o nome do festival se refere ao coletivo de artistas independentes envolvidos na produção e organização. Este grupo, em 2015, sentiu a necessidade de promover a cultura local.

A expressão é uma metáfora irônica. “Na verdade, ninguém é disfarçado ou esta tentando se disfarçar. É algo que de certa forma é imposto às vezes a nós. Então, a gente traz para soar como um erro mesmo, assim como, um rebote” explica.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.