No último dia 17 de dezembro de 2014 aconteceu em Florianópolis o 2º Prêmio da Música Catarinense. O evento tem como intuito apresentar, prestigiar e incentivar a música e os artistas catarinenses.
Por Ana Coan
O Prêmio da Música Catarinense contemplou os artistas/bandas catarinenses em sete categorias sendo elas: Melhor Videoclipe, Melhor Cantor, Melhor Cantora, Melhor Álbum, Melhor Instrumentista, Artista revelação e Melhor Banda.
Antes da premiação que ocorreu no CIC a produção do evento realizou um coquetel promovendo um intercâmbio entre artistas, convidados e imprensa.
Durante esta confraternização conversei com um dos indicados ao prêmio de “Melhor Instrumentista” Ricardo Brandão, baterista do Grupo Orfeu.
O estudante de música da UDESC de apenas 21 anos falou da importância deste evento para a música catarinense e também da alegria de ter sido indicado ao prêmio concorrendo ao lado de grandes músicos.
Juntos com ele estavam outros dois membros do Grupo Orfeu Vitor Miranda Gomes e Matheus Ferreira que ressaltaram o fato de que esse tipo de iniciativa dá a oportunidade não só aos músicos, mas, também ao povo catarinense de conhecer o trabalho de artistas do estado. Este prêmio é atualmente o maior título que um músico catarinense pode receber de reconhecimento em seu estado, como afirma Matheus.
O 2º Prêmio da Música Catarinense contou com a presença de grandes nomes da música como Brass Groove Brasil, Luciano Bilu e banda, Luiz Meira, Banda Primavera nos Dentes, André de Carvalho e Trio Tagima e Nagano.
Os grandes vencedores da noite foram:
Melhor Videoclipe: Ponto Nulo no Céu
Melhor Cantor: Rubens Daniel
Melhor Cantora: Marília Dutra
Melhor Álbum: Bruno Moritz
Melhor Instrumentista: Felipe Coelho
Artista Revelação: Vermelio
Melhor Banda: Ponto Nulo no Céu
Apesar de algumas falhas técnicas na sonorização e na iluminação durante o evento, temos, que agradecer e parabenizar a excelente iniciativa que procura valorizar os artistas e a música local. Um estado como o nosso cheio de pessoas talentosas e diferentes estilos musicais não pode ficar escondido e desvalorizado perante aos grandes centros midiáticos e culturais do país e do mundo.
Como falou Márcio Pimenta, um dos organizadores do evento, citando o vocalista da banda manezinha Dazaranha o evento ainda é um bebê de fraldas, mas, que tem muito potencial e crescerá cada vez mais contando com o apoio de toda a população catarinense e nossos parceiros de outros estados.
Fiquem atentos leitores músicos ou amigos de artistas que queiram participar da prêmiação no ano que vem, pois, as inscrições, quando forem abertas, serão feitas pela internet.
A oportunidade agora existe e cabe a cada um de nós incentivarmos o Prêmio da Música Catarinense garantindo que este seja apenas o segundo ano de muitos que virão.
Obrigada ao carinho que a produção teve no evento comigo. Desejamos sucesso nos próximos anos e contem sempre com o Portal Desacato para divulgar atividades e eventos da cidade e do estado.
*Editora do Portal Desacato e Diretora de Cultura da CpCC
Fotos: Ana Coan
Foto: Site Bruno Moritz