O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.Doc estará em Florianópolis novamente entre os dias 26 de outubro e 13 de novembro, e conta com uma programação de 80 filmes nacionais e internacionais, com sessões gratuitas em diferentes locais de Florianópolis.
A segunda edição do festival visa discutir a temática ambiental e social do mundo contemporâneo por meio do cinema. O evento tem como objetivo revelar e debater a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas em todos os continentes, evidenciando inovações nas áreas de energias renováveis, produção de alimentos, reciclagem, construções sustentáveis, arquitetura, saúde, biotecnologia, políticas públicas, entre outros temas.
Foram selecionadas algumas das mais importantes obras mundiais do gênero, premiadas em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim. Entre as produções internacionais estão ‘Planetary’, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival), ‘Love Thy Nature’, de Sylvie Rokab (ganhador do Cosmic Angel 2015), ‘Transgenic Wars’, de Paul Moreira (vencedor do FICA 2015), ‘O Sal da Terra’, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (ganhador do César de melhor documentário). Dos brasileiros, ‘O Menino e o Mundo’, vencedor do Prêmio Cristal no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio mundial da categoria, e ‘O Veneno Está na Mesa II’, novo documentário de Silvio Tendler.
As exibições serão simultâneas em vários pontos da cidade: nos auditórios da UFSC, Udesc, Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque e na Assembleia Legislativa. Na edição deste ano as exibições também ocorrerão em Laguna e Ibirama, em ação coordenada com a Udesc, estendendo o festival a outras regiões do estado.
E para incentivar o debate também entre os alunos da rede municipal de educação de Florianópolis, o Planeta.Doc firmou parceria com o Programa Mapa das Artes e Culturas da Secretaria Municipal de Educação. “Queremos levar os estudantes para as salas de cinema, contribuindo para o processo de conhecimento e transformação destes jovens”, conta a diretora.
Na UFSC a organização do evento está contando com o apoio das Empresas Juniores, entre elas a Fita Crepe, do Cinema, AnaliZe, da Agronomia, e Ejesam, da Engenharia Sanitária e Ambiental e também conta com o apoio da Coordenação de Gestão Ambiental. Na Universidade as sessões ocorrerão na Reitoria e em diversos Centros de Ensino, entre eles CCE, CSE, EFI, CCB, CTC, CFH.
Programação
Além da mostra ao grande público estão previstas exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas de todo o mundo. “Não se trata somente de um festival sobre o planeta, mas sobre nós mesmos e sobre nossa forma de ver o mundo”, acrescenta.
O festival também terá a Mostra de Diretores Prestigiados, como Beto Brant, com seu filme ‘Eu receberia as piores notícias dos seus tristes lábios’, estrelado por Camila Pitanga, o peruano Javier Corcuera, entre outros.
A programação contará ainda com a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, composta por oito filmes, entre eles, ‘Planet Glace’, ‘Clevelent contre Wall Street’, ‘Five Broken Cameras’ (selecionado no Sundence Festival).
A Mostra do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental – também está na programação, com a exibição dos filmes vencedores, entre eles, ‘Transgenic Wars’, ganhador da última edição. Realizado desde 1999 em Goiás, o FICA é o mais antigo festival socioambiental do Brasil e membro-fundador da Green Film Network, rede mundial de festivais de cinema ambiental.
Premiação Planeta.Doc
Também estão abertas as inscrições para a premiação internacional que escolherá os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional (10 filmes vencedores) e Planeta.doc Brasil (5 filmes vencedores).
Mais de 500 obras de 66 países já estão inscritas e os interessados podem inscrever suas produções até o dia 1º de dezembro de 2015 e enviar o material pela plataforma https://filmfreeway.com/festival/PlanetaDoc
O júri internacional fará a escolha dos vencedores em janeiro e fevereiro, com entrega dos prêmios em março de 2016.
A programação será divulgada em breve, conforme informado pela produção do evento.
Fonte: Calendário Floripa