2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense começa por Chapecó nesta quinta-feira

    POSTER-2Evento valoriza produção de cinema estadual, exibe curtas-metragens e também ocorre em Lages (31/10 a 02/11), Blumenau (07 a 09/11) e Florianópolis (20 a 23/11)

    De 24 a 26 de outubro, entra em cena a segunda edição do FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense que esse ano começa por Chapecó, no Cine Teatro SESC. Além de aceitar filmes que tenham sido produzidos no estado, ou por catarinenses, finalizados em qualquer ano, o Festival tem como característica não exigir ineditismo nas produções participantes.

    Dos 90 filmes inscritos, 21 produções (veja lista completa no site www.faca.art.br) foram selecionadas para a mostra competitiva e, com isso, ganham projeção estadual. Essas obras vão concorrer em quatro categorias cada uma com um prêmio de R$ 5 mil. Três dos prêmios serão escolhidos pelo Júri Oficial, e Melhor Filme pelo Júri Popular.

    Além das sessões competitivas, a programação também inclui o documentário média-metragem convidado Família no Papel, de Fernanda Friedrich e Bruna Wagner, que será exibido na noite de abertura em cada uma das cidades. Os seis documentários produzidos nas oficinas da primeira edição do Festival, no ano passado, também fazem parte das sessões.

    A programação do Festival é a mesma em todas as quatro cidades que vão sediar o evento. Entretanto, em cada uma, o FAÇA homenageia um personagem que tenha contribuído para a história do cinema local. Em Chapecó, quem recebe o Prêmio FAÇA – Reconhecimento ao Mérito são os quatro irmãos empreendedores: Vergínio, Vitorino, Osmar e Olídio Tomazelli. Em Lages, é a vez do cineasta João Amorim. A homenagem em Blumenau será para o cineclubista Alvacir Ávila Santos e em Florianópolis, quem leva o prêmio é o cinéfilo Darci Costa, antigo proprietário do cinema Art 7.

    Para o coordenador do Festival, Guto Lima, o FAÇA não é somente uma janela de exibição, mas uma oportunidade de intercâmbio entre realizadores e o público. “Um dos objetivos é exibir para oportunizar ao público a chance de conhecer parte significativa da produção audiovisual catarinense, que também pode interagir escolhendo o curta que mais gostou”, comenta Guto.

    Nessa segunda edição, ainda são oferecidas cinco oficinas que acontecem simultaneamente ao evento: Documentário; Roteiro e Direção; Ideias Audiovisuais; Oportunidades de Negócios Culturais; e Introdução à Animação.

    Mais informações pelo site www.faca.art.br ou pelos telefones da produção – Ana Paula Domingues (48) 9601-6625 ou Guto Lima (48) 9952-5657.

    O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do 2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense.

    O Festival conta ainda com a parceria da Alquimidia.org, Hemisfério Criativo, A3 Design Empresa Jr., com apoio da Catarina Criativa, Cinesupport, Dfato Comunicação, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE), Media Tools, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Onda Sonora e SESC Santa Catarina e com o apoio institucional da Amil Agência de Cultura, Cinelo, Cinema do CIC, Cinemateca Catarinense/ABD-SC, Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, CurtaDOC, Fundação Cultural de Blumenau, Fundação Cultural de Lages, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Paradigma Cine Arte, Sindicato da Industria do Audiovisual de Santa Catarina (SANTACINE), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e do Cinema e Audiovisual de Santa Catarina (SINTRACINE), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Universidade Federal da Fronteira Sul e Universidade do Sul de Santa Catarina.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.