A primeira edição no Brasil do Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino aconteceu entre os dias 5 e 25 de novembro de 2020 em formato online e gratuito, partir da cidade de São Paulo, SP, Brasil. Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, a programação trouxe artes e discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher, colocando criações femininas sob os holofotes.
O evento pluridisciplinar, totalmente dedicado à mulher no mundo das artes, nasceu em novembro de 2019, em Portugal, a partir de Beja, percorrendo já em sua primeira edição outros quatro municipios do Alentejo, bem o interior do país. Exaltar o que de melhor as mulheres fazem neste setor, bem como os trabalhos artísticos baseados em vidas de grandes mulheres da história, é a aposta da Lendias d’Encantar e da CADAC, estruturas artísticas portuguesas que lançaram o festival.
No Brasil, sob a curadoria da produtora cultural Adriana Belic, da Belic Arte.Cultura, a programação trouxe espetáculos e intervenções de música, circo, teatro e literatura, além de artes visuais, diálogos e oficinas sobre o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. O encerramento se deu no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25/11), quando foi anunciado o próximo Festival das Marias: de 11 a 20 de março de 2021, em Portugal e no Brasil.
“Foram cerca de 180 profissionais de Portugal e do Brasil – artistas e realizadores, técnicos e equipes de produção, filmagem e edição – e mais de 40 atividades em uma realização que nos encheu de orgulho e mostrou a força da mulher em um dos momentos mais difíceis para a humanidade”, declara Adriana Belic. Ela completa: “O maior desafio foi gravar e editar as apresentações, em um curto espaço de tempo, para disponibilizar no canal do festival, já que seria inviável ter espetáculos com presença física dos espectadores”. Todas as apresentações e oficinas estão disponíveis gratuitamente para o público no Youtube/Festival das Marias.
A primeira edição do festival, em novembro de 2019, em Portugal, contou também com a colaboração de Adriana Belic, curadora de música para a América Latina e que arregimentou artistas do calibre de Adriana Calcanhotto, Francesca Ancarola e Marina de la Riva para representar mulheres atuantes na música latino-americana. Com o sucesso da realização, surgiu a ideia de realizar o Festival das Marias em terras brasileiras (São Paulo), que aconteceria simultaneamete à segunda edição portuguesa. “Devido às medidas demasiado restritivas para este tipo de acontecimento, durante a pandemia, ‘As Marias’ regressam a terras lusas somente em março de 2021”, declara António Revez, diretor artístico do Festival das Marias em Portugal. Sendo assim, a organização manteve somente a programação no Brasil, virtualmente.
Aconteceu no Festival das Marias – Brasil
Representada por cantoras personalíssimas de estilos distintos, a música se apresentou no Festival das Marias pela força e pelo canto de Fabiana Cozza, Consuelo de Paula, Bruna Caram, Ana Sevá, Woman Summer Quartet e Bebé Salvego. A programação de teatro trouxe solos com as atrizes Suia Legaspe (Labirinto) e Annete Neiman (Apenas um Saxofone) e o infantil Verde Perto – O Musical Ecológico com Renata Pizi. Em literatura, a cantora Marina de la Riva fez homenagem de aos 100 anos de Clarice Lispector. Apresentações circenses com a Troupe Guezá, Painé Santamaria e Bárbara Francesquine mostram a mulher na diversidade artística.
A mulher no cinema veio representada pelos longas-metragens Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (Dir. Teona Strugar Mitevska) e Papicha (Dir. Mounia Meddour), únicas atividades presenciais do Festival das Marias. Nas artes visuais, destaque para três exposições fotográficas: Dani Sandrini em Duas Cidades, e Dan Agostini com Palomas e com Hijras e Tiffanys.
As Oficinas das Marias abordaram temas sobre iluminação, fotografia, som, canto, cerâmica e costura, e a ação EntreMarias | Diálogos Musicais trouxe lives que abordaram temas como liderança feminina, curadoria e produção cultural na música, conduzidas pelas diretoras da Casa de Abelha Cultural, Amanda Rondina e Júlia Andreatta. As convidadas foram: Michelle Serra (SP/SP), Luiza Morandini (SP/SP), Luiza Mitteldorf (Berlin/DE) e Nefertith Andrade (Fortaleza/CE).
Ficha técnica / Brasil – Direção: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Gastronomia: Armazém Café Doceria e DQF Gastronomia. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias | Diálogos Musicais: Casa da Abelha Cultural. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Casa de Cultura do Parque. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Cidade de São Paulo, DGArtes, Governo de Portugal Média partners / Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Artes. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura.
Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino
De 5 a 25 de novembro de 2020 – São Paulo/SP, Brasil
Programação disponível no YouTube.com / Festival das Marias: https://cutt.ly/DgEqpbP
Facebook / Instagram: @marias.festival