Local: Auditório Jurídico da UNOESC Joaçaba
“A ideia da Mostra é levar os principais filmes e projetos produzidos e co-produzidos por nós, nos últimos anos, como os longas: “Amarelo Manga” e ” Febre do Rato” , de Claudio Assis, ” Um Passaporte Húngaro” , de Sandra Kogut, ” Moacir – Arte Bruta” , de Walter Carvalho, ” A Erva do Rato” , de Julio Bressane, os curtas ” O Velho, O Mar e O Lago” , de Camilo Cavalcante, ” Tropel” e ” Reminiscências” , de Eduardo Nunes, entre outros, e alguns extras como especiais de TV, musicais, making offs, etc”, explica Marcello Maia .
Segundo um dos organizadores da Mostra de Cinema Independente e também membro do Cineclube Rogério Sganzerla, Omar Dimbarre serão dois dias de muito cinema.
Omar é um apaixonado pela sétima arte, e é colecionador de cartazes de filmes há 11 anos, seu acervo soma cerca de 3000 cartazes. Segundo ele sua paixão é também de muitos amigos e foi assim que o Cineclube Rogério Sganzerla surgiu. “A Mostra foi criada em 2012, por grupo de pessoas incentivadoras e propagadoras da cultura. Estamos desde o ano passado na batalha pela realização da Mostra”, diz. “A ideia é sermos mais do que um grupo de amigos que se reúne para assistir filmes, mas queremos também lutar por eventos culturais. Estamos juntos trabalhando para que esta Mostra seja um evento tradicional em nossa região”.
A realização do evento é do Cineclube Rogério Sganzerla e dos cursos de Comunicação Social da UNOESC de Joaçaba. E tem como parceiros a Republica Pureza Filmes e a Cinemateca Catarinense. A Noite da Pipoca e a 1ª Mostra de Cinema Independente pretende reunir estudantes, comunidade regional e produtores de cinema.
O evento receberá a primeira exibição pública do Making Off do Faroeste Caboclo, filme que será lançado apenas no dia 30 de maio.
Omar destaca que o evento poderá impulsionar a realização de um festival de cinema regional além do debate sobre a cultura. “Precisamos despertar discussões, promover eventos culturais e trazer a Joaçaba opções. Não temos um cinema, mas isso pode mudar”.
Cineclube
Criado há quatro anos, o Cineclube possui o nome do cineasta joaçabense Rogério Sganzerla. O grupo de apaixonados por cinema se reúne uma vez por semana em sessões realizadas na Unoesc em Joaçaba, as quartas-feiras a partir das 19h.
Convidados
Algumas presenças já estão confirmadas na mostra:
– Vilmar Sartori, produtor de Vídeo e Proprietário da VMS Produções Cinematográficas, responsável pela produção dos filmes “Primeiro Assalto ao Trem Pagador” e “Memorável Trem de Ferro”.
– Ernoy Mattiello – Diretor dos filmes “Primeiro Assalto ao Trem Pagador” e “Memorável Trem de Ferro”.
– Daniela Farina – Coordenadora de Produção, atua também na criação de roteiro e direção. – Três Quadros Produtora de Vídeo, com sede em Chapecó.
– Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino, produtores, proprietários da Margot Produções Artísticas e diretores do documentário Celibato no Campo, estarão presentes na “1ª Mostra de Cinema Independente”.
– Jone Schuster, produtor audiovisual (Maravilha), estará presente na “1ª Mostra de Cinema Independente”, que será realizada em Joaçaba, nos dias 22 e 23 de Março.
– Caroline Marins – Presidente da Cinemateca Catarinense e Gabi Bresola – Diretora de Comunicação e Difusão da Cinemateca Catarinense (Florianópolis), estarão presentes na “1ª Mostra de Cinema Independente”.