188 anos da morte de María Micaela “Guyunusa”, a última charrua

Estatua em bronze que representa María Micaela.

Via Heber Bismar e Luz Moreno. 

*María Micaela Guyunusa nasceu ao norte do Rio Negro, na costa do rio Uruguai, Banda Oriental, em 28 de setembro de 1806.

María Micaela, filha natural de uma indígena Charrúa, nasceu na área do que hoje é o Departamento de Paysandú, Uruguai, onde foi batizada.Aos 5 anos, fez parte do Êxodo Oriental junto com sua mãe e outros parentes Charrúa ligados à Revolução Oriental. A partir dos 14 anos, ela teve que viver escondida nas montanhas, junto com sua família e sua tribo. Os Charrúas foram perseguidos e capturados, considerados pelo governo da Província Oriental como “maus que não conhecem nenhum freio que os contenha”, que não puderam ser “libertados às suas inclinações naturais”.

Em 11 de abril de 1831, os chefes Charrúa, com suas tropas e famílias, foram convocados pelo presidente Fructuoso Rivera para conciliar as diferenças, oferecendo-se para integrar as tropas da guarda de fronteira. A chamada foi atendida por várias centenas de charrúas, então María Micaela acompanhou seus parentes e membros de sua tribo, a um pasto perto do Arroyo Salsipuedes.

Lá, Rivera matou pessoalmente o Cacique Venado com um tiro, que foi o sinal para iniciar a chacina. Segundo a história oral, 1.200 soldados sob o comando de Bernabé Rivera perseguiram e condenaram indígenas no local e fizeram 300 prisioneiros, incluindo Guyunusa, de quem foi tirado seu filho, uma criança pequena de quem não há dados registrados. Os prisioneiros foram levados a pé por quase 300 km até Montevidéu, onde alguns foram vendidos como escravos e outros permaneceram em cativeiro.

O massacre de charrúas continuou no resto do país até que praticamente desapareceram.
Guyunusa foi entregue ao diretor do Colégio Oriental de Montevidéu, o francês François De Curel, que considerou que o contato direto com sobreviventes de uma raça em vias de extinção despertaria o interesse do público e dos cientistas franceses e pediu ao governo uruguaio que autorizasse a transferência de María Micaela e três outros indígenas para Paris, França.

María Micaela, mais conhecida como Guyunusa, tinha 26 anos e estava grávida de dois meses quando o navio partiu para a França em 25 de fevereiro de 1833. O grupo também era formado pelo cacique Vaimaca Pirú, o xamã Senacua Senaqué e o jovem guerreiro Laureano Tacuabe Martinez. A remessa incluía um par de emas, consideradas tão exóticas quanto as indígenas e com as mesmas considerações e direitos.
Em 8 de junho de 1833, eles foram examinados pela primeira vez por membros da Academia de Ciências Naturais de Paris.

Eles foram instalados sob um dossel e expostos à curiosidade pública em uma casa localizada no IX Distrito de Paris. Cobraram 5 francos para vê-los e pouco tempo depois foi reduzido para 2 francos devido à baixa assiduidade do público. Guyunusa usava peles e mantas tecidas com desenhos geométricos. Na testa ele tinha três listras azuis pintadas verticalmente, que chegavam até o nascimento do nariz. Ele cantou tristemente e manteve um silêncio digno diante dos curiosos.

María Micaela, “Guyunusa”, juntou-se, junto com Laureano Tacuabé Martínez, Vaimaca Pirú e Senacua Senaqué, ao grupo que é conhecido no Uruguai como “los Últimos Charrúas”. A história de seu infortúnio, transformada em lenda, simboliza a intervenção despótica do primeiro governo nacional contra a cultura indígena local e marca um marco na história do Uruguai.

O monumento aos últimos Charrúas, pode ser considerado como um memorial da violência do Estado e do etnocídio cometido contra grupos indígenas locais, encomendado e patrocinado em seu tempo por Baltasar Brum.

“Guyunusa foi feito prisioneiro e depois entregue a François De Curel, um francês, junto com outros três Charrúas: Senaqué, Tacuabé e o cacique Vaimaca Peru. Essas quatro pessoas foram chamadas na literatura e história nacional e internacional de ‘as últimas charruas’. Guyunusa e seus companheiros foram levados contra sua vontade para a Europa e exibidos como curiosidade em um circo na França. Durante seu cativeiro Guyunusa e seu parceiro Tacuabé tiveram uma filha. Pouco a pouco esses “Últimos Charrúas” foram adoecendo e morrendo. Primeiro Senaqué, depois Vaimaca Peru e por volta do ano de 1834 Guyunusa, que morreu segundo os registros médicos devido a tuberculose pulmonar. O destino de Tacuabé e sua filha é desconhecido”.

Para dar mais detalhes sobre o destino dos companheiros de Mª Micaela, “Guyunusa” acrescentou que Senaqué tinha 56 ou 57 anos quando chegou a França. Ele era um feiticeiro indígena, além de um velho guerreiro e favorito do chefe da tribo. Ele viajou ferido na barriga com uma lança, as más condições da viagem pioraram sua situação e ele morreu pouco depois de chegar.
O tratamento despótico e humilhante que lhes foi dado começou a ser rejeitado pela sociedade francesa, que se compadeceu deles e iniciou um processo judicial para libertá-los.

Vaimaca Pirú jejuou e guardou profundo silêncio em sinal de luto pela morte de Senaqué. Eles foram transferidos para um novo espaço expositivo onde estariam em melhores condições, mas Vaimaca morreu dois dias depois de chegar. Médicos franceses diagnosticaram “morte por melancolia”.

Guyunusa já estava no final da gravidez e poucos dias após a morte de Vaimaca, em 20 de setembro, deu à luz uma menina a quem deu o nome de María Mónica Micaela Igualdad Libertad.

A menina provavelmente era filha de Vaimaca Pirú, mas na situação foi Tacuabé quem assumiu o papel paterno, acompanhando-a atentamente durante o parto e cuidando de ambos.

Naquela época, as duras críticas da opinião pública francesa levaram a Justiça a determinar que os sobreviventes fossem devolvidos ao seu país natal. Diante dessa decisão, o personagem que os comandava se escondeu, mudando seus nomes e fugiu com eles para Lyon, onde os vendeu ao dono de um circo.

Em 22 de julho de 1834, Guyunusa foi levado para o hospital Hôtel-Dieu de Lyon com um quadro grave de tuberculose pulmonar. No hospital, rasparam-lhe o cabelo, colocaram-lhe um gesso na cabeça e dois tubos no nariz para lhe permitir respirar, e fizeram um gesso para preservar o registo da sua estrutura craniana. Ele morreu algumas horas depois, de acordo com sua certidão de óbito nos arquivos dos Hospices Civis de Lyon. Seus restos mortais foram depositados em um ossário comum. O elenco do busto de Guyunusa é mantido no Musée du Man em Paris.

Vestígios de Tacuabé e sua filha se perdem na França após a morte de Micaela.
Na cidade de Lyon existe uma rua chamada “Caminho da Índia”. Reza a lenda que um índio fugiu com um bebê nos braços.

No Prado de Montevidéu, há um monumento que os lembra. Tem a particularidade de não ter sido feito por um único escultor, mas por três. O corpo de Vaimaca Pirú – o cacique mumificado na França – foi trazido de volta ao Uruguai há alguns anos, em 2002.

Após o massacre de Salsipuedes, o Povo Charrúa praticamente deixou de existir. Não há sobreviventes puros desse grupo étnico, embora alguns traços físicos possam ser encontrados entre a população mestiça do Uruguai. Alguns descendentes são encontrados na Argentina, na Província de Entre Rios.

Elena, membro da Associação dos Descendentes da Nação Charrúa, fez o esclarecimento a seguir:

“Guyunusa não foi feito prisioneiro em Salsipuedes, mas na revolta de Bella Unión (que na época se chamava Santa Rosa del Cuareim), junto com Vaimaca Peru e Senaqué. Tacuabé foi feito prisioneiro em outros lugares.
Outra: Guyunusa já estava grávida quando foram embarcadas para a França; o pai da menina é Vaimaca. Isso é calculado porque sua gravidez foi a termo. Tacuabé cuidou de ambos quando Vaimaca adoeceu.

* O Portal Desacato desconhece até o momento da publicação o ou autora do texto acima, enviado peloa nosso companheiroa Heber Bismar e Luz Moreno. No entanto, a Redação pesquisou e confirmou a veracidade dos dados e fatos mencionados em outras publicações históricas.

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