089/100 O mar que banha a ilha de Goré
Autora: Kuisam de Oliveira
Ilustradora: Taisa Borges
Editora: Peirópolis
A história de Kiusam se situa espacialmente no continente africano, mais precisamente na ilha de Goré, de onde partiram quem sabe quantos milhões de africanos para o Brasil, Cuba, Haiti… Kika, uma linda negra brasileira de 10 anos, é a personagem central desta encantadora história; faz o caminho de retorno para esse lugar que outrora foi o ventre dos maiores horrores. Mas Kika vive aí uma história de amor que serve para anular os séculos sombrios. Fala com a Mãe Mar, que lhe conta sobre os filhos perdidos e saúda nela seu retorno. Brinca com seus pares senegaleses oriundos da ilha, que lhe transmitem o encanto por viver em um lugar lindo, onde centenas de famílias constroem suas vidas, atravessando diariamente o mar: mar que limpa tudo. Enfim, Kika nos mostra uma Goré sorridente, cheia de sabedoria, de história e de memórias. Kiusam consegue criar o belo sem esquecer da verdade das coisas, da tragédia; reativar a memória, sem apagar o amor.
O trecho acima, retirado do prefácio do livro escrito por Carlos Moore, retrata lindamente a potencialidade deste livro maravilhoso. Indicado para jovens, adolescentes e adultos.
Onde Encontrar: InaLivros
Solicitamos sua autorização para republicação da matéria: “100 livros infantis meninas negras” do projeto do blog A mãe preta que busca trazer visibilidade para as meninas negras na literatura infantil. “A convivência dos diferentes” — que se encontra publicado em http://100meninasnegras.com/. Gostaríamos de republicar na Revista Construir Notícias de março/abril/ 2019.
Atenciosamente,
Iêda Rocha
Revista Construir Notícias
Tem que entrar em contato com a fonte original da matéria.