10° concurso Conto e Poesia do Sinergia, bate recorde de inscrições 

    Imagem: Divulgação.
    Os integrantes das comissões selecionadoras do 10° concurso Conto e Poesia terão muito trabalho pela frente. Essa edição, lançada o ano passado, obteve o maior número de inscritos, desde 2007 (6a edição). Ao todo foram 350 escritores/as, de todas as regiões de Santa Catarina, num total de 873 trabalhos (594 poesias e 279 contos).

    Promovido pelo Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis – Sinergia, o Conto e Poesia, que iniciou em 1992, é o único nesse formato no Estado. O concurso tem sido uma referência para autores inéditos e também para escritores com vários livros publicados. As suas 10 edições ininterruptas, em quase 30 anos de existência, expõe uma significativa mostra da produção literária em Santa Catarina e se constitui num importante veículo de difusão dessa literatura.

    Após editado, com os 45 trabalhos selecionados (30 poesias e 15 contos), o livro é enviado para todas as bibliotecas públicas do Estado, escolas públicas e mais de cem entidades culturais do país. Ao todo, cerca de 1000 (hum mil) exemplares são distribuídos gratuitamente. Além disso, a obra é vendida à preço de custo.

    Num breve balanço das 10 edições, os números demonstram o alcance desse certame literário. Nesse período, participaram do concurso, 2.732 pessoas, num total de 7.148 trabalhos inscritos (poesias e contos). O depoimento dos escritores Alcides Buss e  Leonor Scliar sintetiza a importância da ação cultural do sindicato, que não se limita ao concurso Conto e Poesia: “Poucas são as entidades não governamentais que têm desenvolvido um programa cultural tão rico e extenso quanto o Sinergia”.

    O resultado do 10° Conto e Poesia será divulgado até abril e os participantes serão notificados por email ou pelo correio. Será informado também pela imprensa e no sitio do Sinergia (www.sinergia.org.br).

    2 COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.