O projeto Educação Comunitária Integrar tem como prática pedagógica um exercício que, sem que planejássemos inicialmente, oportunizou a criação do Grupo EscutAção: a Caminhada dos Privilégios.
No ano de 2018, ao finalizar o exercício, nas escadarias do Rosário, no Centro da cidade de Florianópolis, muitos estudantes, na sua grande maioria mulheres, relataram casos de violências. Por conta destes relatos, idealizamos um espaço onde as mulheres pudessem falar sobre as violências sem os olhares de desconfiança, um espaço onde cada uma encontrasse na outra a força para seguir sem medo.
Neste processo, contamos com o apoio de diversos grupos, além do curso pré-vestibular comunitário #Integrar, a #GESTUS(Gestão Estudantil Universitária Integrar – Que visa dar apoio aos estudantes cotistas que ingressaram na universidade, evitando a evasão), o #MNU/SC( Movimento Negro Unificado) de e o #8M/ SC.
A ampliação e continuidade do trabalho que teve início no exercício “Caminhada do Privilégios” também se deu por compreendermos que o tema da violência contra mulher deva fazer parte das práticas pedagógicas como estratégia para construir relações humanas pautadas na dignidade e respeito.
O grupo de mulheres EscutAção continua com suas reuniões mensais, no intuito de auxiliar uma mulher por vez, entendendo que as violências não somem das vidas das vítimas do dia para a noite, mas que elas podem ser suavizadas, até que virem cicatrizes que não impedem nosso crescimento.