Zapata filma Balardim em Florianópolis

Cineasta colombiano documenta uma das ações da Cia. Caixa do Elefante.

Oficina do Paulo - Bonecos video TV 14

Colombiano radicado no Brasil, vive no Rio de Janeiro, o cineasta Juan Zapata ministra cursos de capacitação no México, Guiana Francesa, Espanha, Brasil e Argentina.

Sócio fundador da Zapata Filmes, produtora e distribuidora de cinema latino, também criou a Latinópolis Filmes, única rede de distribuição com foco no cinema latino, que opera em seis países.

A partir do dia 25 de junho, ele estará em Florianópolis para documentar a Oficina de Manipulação de Bonecos para Vídeo e TV, uma das ações da Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, patrocinada pela Petrobras. Ministrada por Paulo Balardim, entre 25 e 29 de maio, as aulas ocorrerão no Estúdio EAD na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Balardim é um dos fundadores da Caixa do Elefante, companhia teatral criada em Porto Alegre (RS), em 1991. Com um trabalho significativo no panorama artístico nacional e a criação de um escritório em Florianópolis, a companhia refina suas conexões com Santa Catarina iniciadas em participações de festivais de teatro do Estado e por meio de cursos.

O fato de Balardim dar aulas no Centro de Artes (Ceart) da Udesc determinou a instalação de um ateliê de criação na cidade onde realiza parte das pesquisas em torno de uma nova montagem e atende os compromissos de uma intensa agenda que se desdobra entre os palcos brasileiros, e o ateliê Caixa do Elefante em Porto Alegre.

A oficina, que integra o cronograma de atividades de formação da companhia, será documentada por Juan Zapata para a gravação do 19º episódio da websérie Na Trilha do Elefante exibida no YouTube. Inserida no projeto Caixa do Elefante 25 Anos, a iniciativa se estenderá por três anos e prevê o registro das apresentações teatrais da companhia, cursos de formação e processos criativos, da organização e manutenção do acervo. A produção é da Zapata Filmes, a realização da Cia. Caixa de Elefante e o patrocínio da Petrobras. Ao final, serão 36 episódios, lançados mensalmente todo dia 25 e que darão origem a um documentário sobre a companhia.

 Sobre Juan Zapata

Cineasta Juan Zapata - Foto Roger-Lisboa-3013-web (4)

Realizou 41 produções de documentários para cinema, televisão e internet, veiculados em canais como RBS TV, TERRA TV, Canal Brasil, TV Portugal e Air France. Seus últimos três filmes foram lançados comercialmente em países como México, Chile, Equador, Colômbia e Guiana Francesa. Entre eles, Fidelidad (2004), Em Branco (2007),

A Dança da Vida (2008), Ato de Vida (2010) e sua primeira ficção de longa-metragem Simone (2013) – filme que participou de 25 festivais internacionais, como o de San Francisco, Geneve, Bogotá e Mar del Plata. Em seu currículo figuram cursos de realização cinematográfica e roteiro avançado na Escuela Internacional de Cine de San Antonio de los Baños (Cuba) e de realização cinematográfica na Universidade Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá (Colômbia).

Em 2014, exerceu a função de diretor do Instituto Estadual de Cinema (IECINE-RS). Agora, retoma seu perfil como produtor e diretor, trabalha na pré-produção de seu novo longa-metragem Butterflies que será filmado em Los Angeles e Amsterdam. Neste ano produz o documentário Na Trilha do Elefante, a ser lançado em 2016, e finaliza o documentário Substantivo Feminino.

Sobre Paulo Balardim

Referência brasileira no arte do teatro de bonecos, é professor universitário na área de prática teatral – teatro de animação no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutor em artes cênicas, é mestre em artes cênicas e licenciado em letras – língua portuguesa e literatura brasileira.

Fez cursos de formação no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994/95); com o Grupo Giramundo e o Grupo XPTO; no Institut International de la Marionnette (França-1997/98), com Phillippe Genty e Michiko Ueno-Herr; e na Casa de las Sirenas (Espanha-2000), com Maurício Kartun. Um dos fundadores da Caixa do Elefante, atua como ator e diretor desde 1991. Também é cenógrafo e aderecista.

Como pesquisador de teatro de animação, lançou, em 2004, o livro “Relações de Vida e Morte no Teatro de Animação”. Presidiu a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) entre 2002 e 2003. Participou da criação de inúmeros personagens para programas infantis televisivos, entre eles: Pandorga/TVE-RS, Turma do Arrepio/SBT e Mundo da Leitura/Canal Futura/Globo News. Em 2011, recebeu o Prêmio Açorianos de Teatro (RS) por Melhor Dramaturgia, pelo espetáculo “A Tecelã”.

 Saiba mais

Caixa do Elefante

Zapata Filmes

Latinopolis Filmes

Contato: [email protected]

REALIZAÇÃO: Caixa do Elefante Teatro de Bonecos.

A CIA CAIXA DO ELEFANTE É PATROCINADA PELA PETROBRAS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.