Vitória do Movimento Estudantil em Palmeira das Missões, RS

Na última quinta-feira, dia 12 de abril, o Diretório Central dos Estudantes, junto dos Diretórios Acadêmicos e de estudantes em geral do campus de Palmeira das Missões, protagonizaram uma grande mobilização em defesa da assistência estudantil! Logo pela manhã, a partir das 7h, estudantes de vários cursos ocuparam a entrada da UFSM na cidade, bloqueando a passagem pro campus e paralisando todas as atividades na unidade. Ali todas e todos permaneceram em resistência durante toda a manhã, até que receberam a notícia de que o Pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Clayton Hillig, estaria se dirigindo a cidade para uma assembleia com o movimento.

Na assembleia geral, que aconteceu a tarde no Auditório do campus de Palmeira, as reivindicações das e dos estudantes foram ouvidas, e compromissos por parte da Reitoria e da Direção da unidade foram firmados: as obras de ampliação da Casa de Estudante, que atualmente estão paradas devido a falência da empresa licitada, deverão ser retomadas em no máximo 30 dias, por exemplo; as bolsas PAN, de auxílio moradia para estudantes que não conseguem uma vaga na CEU, as quais estavam em atraso ou suspensas, a partir do acordo, voltarão a ser pagas em dia, sem nenhum corte ou alteração até o final do ano; além disso, as bolsas emergência, chamadas bolsas 66 do programa Nenhum a Menos, estão mantidas; e o subsídio para estagiários, com bolsas específicas para esses estudantes, serão garantidas pela própria direção do campus, sem mais sofrerem cortes.

Tudo isso foi firmado numa Assembleia com centenas de estudantes presentes, além da representação dos DAs e do DCE, com documento assinado inclusive pelo Pró-reitor. Mais uma vez o movimento estudantil de Palmeira das Missões mostrou a força de sua união! Permaneceremos em alerta e em mobilização, em defesa dos direitos estudantis! Não vamos permitir nenhum direito a menos, e através da nossa luta vamos garantir que não haja nenhum corte nas verbas de assistência estudantil, em defesa da permanência das e dos estudantes dentro da nossa universidade! Quem entrou quer e vai ficar, até se formar! Só a luta muda a vida! Seguimos!

#Vitória #AssistênciaEstudantil#PalmeiradasMissões #DCE #UFSM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.