Vigília pela aprovação da PEC do Diploma continua

PECA PEC 206/2012, que reinstitui a exigência de diploma de curso de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista continua na pauta da Câmara dos Deputados. Mas não entrou em discussão na terça-feira, 7 de abril, Dia do Jornalista. Os debates em torno do PL 4330 predominaram na pauta da Câmara e do noticiário, principalmente em função do confronto de policiais com manifestantes contra o projeto de regulamentação das terceirizações. Dirigentes da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas prosseguem em vigília pela aprovação da PEC do Diploma nos próximos dias.

Desde o período da manhã de terça-feira o clima tenso circundou o Congresso Nacional. Com a grande concentração de manifestantes que participaram do ato convocado por centrais sindicais contra o PL da terceirização, o acesso público ao Congresso Nacional foi bloqueado.

Impossibilitados de realizar a atividade programada para o Salão Verde da Câmara, apoiadores da PEC do Diploma realizaram seu ato com a participação de diretores da FENAJ, sindicalistas, professores e estudantes do Paraná, São Paulo, Goiás, Estado do Rio, Alagoas, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além das entidades FNPJ, Intercom e SBPJor, na rua, em meio à multidão que protestava contra o PL 4330.

Com o Congresso cercado por forte policiamento, já no início da tarde houve confronto com os manifestantes. A polícia reprimiu o movimento com cassetetes, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Segundo a Agência Câmara Notícias, um dos manifestantes foi atendido pelo Departamento Médico da Câmara (Demed), com ferimentos na cabeça, e foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte. Outros dois manifestantes, dois policiais, um deputado e um visitante também estão entre os atendidos pelo Demed. O deputado Vicentinho (PT-SP) precisou de atendimento médico depois de ser atingido por spray de pimenta.

Mesmo com o tumulto, a organização do ato dos jornalistas conseguiu conversar com vários deputados quando entravam ou saíam para falar e atender os manifestantes. Vários parlamentares solicitaram em plenário a votação da PEC 206/2012. O debate do PL da terceirização, no entanto, prolongou-se inclusive em sessão extraordinária, que aprovou o regime de urgência para a matéria. O PL 4330 vai a debate e votações nesta quarta-feira.

A diretoria executiva da FENAJ está em vigília permanente em Brasília e fazendo pressão sobre os parlamentares para que votem a PEC do Diploma nesta semana em que se comemora o Dia do Jornalista.

Fonte: Fenaj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.