Via Campesina reúne 500 mulheres contra agronegócio em Santa Catarina

Redirecionado por RPCC – Rede Popular Catarinense de Comunicação.

Cerca de 500 mulheres da Via Campesina estão reunidas nesta quarta feira (2/3), em Curitibanos (SC), no parque de exposição Pouso dos Tropeiros, com o lema “Contra o agronegócio, em defesa da soberania popular”.

 

No momento em que acontece o encontro, uma comissão está reunida com o governo do estado para reivindicar a pauta. Alguns pontos de reinvidicação são: melhoria na infra-estrutura nas unidades de produção camponesa, investimento em assistência técnica de qualidade, construção de hortas e hortos de plantas aromáticas e medicinais.

 

Também estão sendo reivindicadas políticas públicas para enfrentamento à violência que é praticada contra as mulheres, acesso à saúde pública de qualidade, bem como os direitos previdenciários. O encontro iniciou com uma mística relembrando o porquê do 8 de março ser um dia de luta das mulheres trabalhadoras.

 

Logo na sequência Zenaide Collet, dirigente do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), realizou uma análise do momento atual de nosso país, a base do modelo agroexportador, no monocultivo e na concentração de terras, trazendo uma enorme devastação ao nosso meio ambiente.

 

Segundo a direção do MMC, “produzir agroecologicamente e com sementes crioulas é uma necessidade para fazer frente ao rastro de destruição deixado pelo uso exagerado do agrotóxico e das sementes transgênicas”.

 

Na parte da tarde se dá continuidade ao debate do modelo de produção agrícola em nosso país e à noite haverá uma confraternização.

Fonte: Página do MST – www.mst.org.br

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDiário – Um lar
Próximo artigoParte do segundo dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.