Universidade francesa busca brasileiros para bolsas de mestrado

Foto: Divulgação

Université de Fanche-Comté (UFC), uma das mais antigas da França, criada em 1423, está com inscrições abertas para o seu programa de bolsas para pós-graduação a estudantes de línguas portuguesa e espanhola da América Latina e do Haiti.

A duração da Bolsa Victor Hugo é de um ano, entre julho de 2020 e junho de 2021. As vagas são para mais de 30 programas diferentes para o nível Master, com opções em Humanas, Exatas e Biológicas e inclusive, na área de Meio Ambiente.

Os candidatos selecionados terão pagas todas as taxas de inscrição da universidade e contam, entre outros benefícios, com quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante 12 meses e também, um curso intensivo de francês durante dois meses (julho e agosto) no CLA – Centre de Linguistique Appliquée de l’Université de Franche-Comté.

Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola ou portuguesa ou do Haiti, morar em um destes países no momento da candidatura, ter menos de 35 anos para o master (para o doutorado não há limite de idade) e apresentar um certificado de proficiência na língua francesa, TCF de preferência. Também serão aceitos certificados de estudo da Aliança Francesa ou outras escolas (o nível de francês exigido varia, dependendo do curso escolhido).

Outra exigência que passou a ser feita este ano é que os candidatos devem estar matriculados em uma das universidades parceiras da UFC no atual ano letivo francês, que vai de setembro de 2019 a junho de 2020. São elegíveis, portanto, todos os estudantes de graduação que se formaram ou se formarão nesse período, bem como estudantes de mestrado.

Veja abaixo quais são as instituições brasileiras conveniadas:

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mas atenção! O prazo para as inscrições vai até o dia 28 de fevereiro de 2020. O formulário a ser preenchido se encontra neste link.

Localizada próxima à fronteira com a Suíça, a Université de Fanche-Comté tem seu principal campus na cidade de Besançon, mas também está presente em mais quatro cidades da região.

Maiores informações, em português, podem ser obtidas pelo telefone (11) 3818-2888 e pelo site da Campus France.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.