UFSC cria sorvete que ameniza os efeitos da quimioterapia

fotos: reprodução/divulgação

Por Vitor Paiva.

Na infância, muitas vezes o sorvete é utilizado como prêmio para quando a criança se comporta bem em uma consulta médica ou no dentista, por exemplo. Tal premissa compensatória faz sentido: um sorvete é algo tão delicioso que é capaz de convencer a mais arredia das crianças a colaborar em um exame ou procedimento. Pois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina decidiram se valer dessa prerrogativa para ir além da mera compensação – e desenvolveram um sorvete que ameniza os efeitos colaterais em pacientes durante as sessões de quimioterapia.

fotos: reprodução/divulgação

A ideia é que o sorvete aja especialmente contra alguns efeitos específicos, como as náuseas, perda de apetite e as feridas que comumente aparecem na boca do paciente e dificultam ainda mais o processo de alimentação. O sorvete vem nos sabores chocolate, morango e limão, e funciona como um complemento alimentar. A receita traz, além de frutas, outros ingredientes singulares, como azeite de oliva, gordura de alto valor nutricional, e proteína.

O alimento foi testado durante um ano no Hospital Universitário da UFSC, com resultados bastante positivos.

fotos: reprodução/divulgação

O sabor facilita a ingestão com as náuseas, o gelado ameniza as feridas bucais, e os ingredientes oferecem justamente os nutrientes que os pacientes tanto precisam, fazendo com que o sorvete funcione de fato como um suplemento alimentar. Para além, no entanto, do efeito medicinal que a novidade traz, há um complemento emocional importante: tudo fica melhor com um sorvete delicioso.

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá minha mãe está fazendo quimio e tem um gosto muito amargo na boca. Como faço para pedir este sorvete? Moramos em São Paulo capital. Grato Luiz

  2. Muito boa ideia, envenenar-se pra cura-se, é muito cruel e o sorvete ameniza a brutalidade do procedimento. Parabéns aos criadores!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.