Universidade australiana cria centro de pesquisas para prevenção à violência de gênero

Em 4 de outubro ocorreu o lançamento do Centro de Pesquisas de Prevenção à Violência de Gênero e Familiar da Faculdade de Sociologia da Universidade Monash, em Melbourne, Austrália

Foto: Divulgação.

A criação deste Centro indica o compromisso da Universidade Monash, uma das 100 melhores universidades do mundo, com a crescente preocupação sobre a violência doméstica e familiar como uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres e o momento político positivo de mobilização de políticas públicas na Austrália neste tema.

O Centro busca fomentar pesquisas acadêmicas de especialistas para colaborar com autoridades governamentais na construção de políticas no campo social, de saúde, de reforma jurídica e de atuação do sistema de justiça criminal, para enfrentar uma das formas de violência mais desafiadoras da atualidade.

O Centro tem como diretora fundadora a professora Jude McCulloch e conta com um Conselho Consultivo composto por pesquisadores de referência de diversos países, dentre os quais o promotor de Justiça Thiago Pierobom, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

“Este Centro destaca-se em nível internacional pela especialização nas pesquisas sobre prevenção da violência doméstica e familiar e a necessária articulação entre sistema de justiça e políticas públicas. A rede internacional de acadêmicas de alto nível fomenta pesquisas inovadoras e de vanguarda, em temas como avaliação e gestão de risco, compartilhamento de informações de proteção, interseccionalidades nas vulnerabilidades das mulheres idosas e deficientes ou formas de violência ainda pouco discutidas no Brasil, como a violência doméstica praticada por adolescentes. Certamente estas pesquisas serão de muito interesse para as pesquisadoras brasileiras e gestores públicos”, aponta o promotor Thiago Pierobom.

O Centro oferece um curso de graduação especializado em prevenção de violência doméstica, bem como assiste em pesquisas de mestrado e doutorado na temática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.