Uma voz que canta territórios e ancestralidade

Daniel Monteles faz dois shows em Curitiba nas próximas semanas

Imagem: Reprodução

De uma sonoridade doce e potente, Daniel Monteles nasceu em São Luís do Maranhão e, atualmente, reside em Curitiba. É desse trânsito territorial, de suas inspirações poéticas e musicais na identidade do nosso povo, da música popular, da literatura, dos terreiros de mina aos de candomblé, que o artista-intérprete traz para os palcos da capital paranaense o espetáculo “Canto o mistério”.

O repertório foi selecionado com cuidado pelo artista nordestino que carrega em sua voz a identidade negra africana que, conforme conta, são elementos que mudaram sua vida como um todo.

“Mistério é segredo e vice versa. Quando se fala em música qualquer ritmo, segmento e afins, existe por trás dela um segredo tal como a religião “candomblé”, segredos que são desvendados ou não. Mistérios que só a natureza tem e que a música tem essa fórmula misteriosa de, através da oralidade, mexer com tudo que existe em nós enquanto seres humanos. A natureza me dá o que o tempo grita no meu ouvido. Vou e faço”, explica.

Trajetória

Daniel iniciou sua vida musical em um palco de igreja aos 17 anos e, em alguns projetos literários, foi ganhando visibilidade no cenário artístico de sua cidade, como com o livro “Máquinas de Maria”, berço do qual nasceu suas inspirações na casa de sua avó. Suas raízes estão na cultura preta popular, nos sambistas as rodas e cantos ancestrais. Maria Bethânia, Roque Ferreira,  Clementina de Jesus, Ivone Lara e Itaércio Rocha estão entre suas referências.

Serviço

Espetáculo “Canto o Mistério”

-Dia 16 de agosto casa Ocitocina Largo (Des. Ermelino de Leão, 472)

-Dia 29 de agosto no Espaço Fantástico das Artes

– Horário: 20hrs

-Ingresso: R$ 15,00

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.