UFSC sedia colóquio internacional sobre filosofia de Nietzsche e Teoria Política

nietzsche

Teoria Política e o pensamento de Friedrich Nietzsche serão o foco do I Colóquio Internacional “A Filosofia de Nietzsche e a Teoria Política: abordagens contemporâneas”.  No evento, que será realizado de 12 a 14 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), serão ministradas conferências por pesquisadores reconhecidos internacionalmente como Christa Acampora, da City University of New York (CUNY); Lawrence Hatab, da Old Dominion University (ODU); e Scarlett Marton, da Universidade de São Paulo (USP). O colóquio também contará com apresentações de trabalhos de outros pesquisadores, pós-graduandos e alunos da graduação. A organização do evento é uma parceria entre o Grupo de Estudos Nietzsche e a Teoria Política (GENTP-UFSC), Grupo de Estudos Nietzsche (GEN, USP) e Bio-GRAFIA Nietzsche (UFSC).

O colóquio será dividido em três etapas: em uma das manhãs, alunos da graduação irão apresentar suas pesquisas em oficinas de leitura; no período da tarde, alunos de pós-graduação e professores de universidades apresentarão seus trabalhos em sete mesas-redondas. Além disso, ao final de cada dia, um convidado de renome internacional dará uma conferência: na segunda, 12 de maio, ” Nieztche e a condição feminina”, com Scarlett Marton (USP); na terça, 13, “The Will to Power and Democratic Politics” (A vontade de poder e a política democrática), com Lawrence Hatab; e no encerramento, dia 14, “Mortal Enemies, Moral Injuries” (Inimigos mortais, feridas morais), com Christa Acampora (Hunter College e CUNY).

Scarlett, autora de vários livros sobre Nieztche, é uma das referências brasileiras sobre o filósofo, coordena o Grupo de Estudos Nietzsche (USP) e é editora do Cadernos Nietzsche, principal periódico brasileiro de estudo do pensamento do autor. Lawrence Hatab é autor de vários livros sobre Nietzsche, e Christa Acampora é  editora do “Journal of Nietzsche Studies”.

Sobre o tema do evento:

O debate acadêmico em torno de Nietzsche e a política tem ganhado relevância, tanto no campo dos estudos sobre sua filosofia quanto entre teóricos políticos que se utilizam de seus conceitos nas reflexões sobre problemas morais e políticos contemporâneos. Para Jean Castro, professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia Polícia (PPGSP) da UFSC  e  organizador do evento, um colóquio sobre o tema vem consolidar o grande número de publicações recentes acerca do tema. “Ainda que Nietzsche seja um dos filósofos mais estudados no Brasil, a compreensão da relevância do seu pensamento para a teoria política é ainda um fenômeno relativamente novo no país, e pode ser de grande valia para a compreensão do  momento que vivemos. Um colóquio com referências internacionais e nacionais serve para consolidar esse momento e disseminar o conhecimento a novos pesquisadores”, explica o especialista em Ciência Política.

Serviço:

O quê: I Colóquio Internacional “A Filosofia de Nietzsche e a Teoria Política: Abordagens Contemporâneas”.

Quando: 12, 13 e 14 de maio.

Onde: UFSC, auditório do CFH.

Horário: das 8h3min às 21h30.

Entrada: gratuita.

Contato:  ou 47 8422-3605, com João Kamradt.

Mais informações: nietzscheteoriapolitica.wordpress.com/coloquio

Revisão:Equipe Agecom/DGC/UFSC

Fonte: Notícias UFSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.