Udesc oferece programa gratuito de exercícios físicos para pacientes com Alzheimer

Estudos mostram que exercícios podem retardar avanço dos sintomas

cefi

Pessoas com doença de Alzheimer podem participar gratuitamente de um programa de exercícios físicos supervisionados, adaptados especificamente a esses pacientes, oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Estudos científicos mostram que a prática regular de exercícios ajuda a conter o avanço de efeitos da doença no cérebro, melhorando a qualidade e a expectativa de vida do paciente.

A doença de Alzheimer se manifesta em geral em pessoas idosas, é incurável e se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Ela causa demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), em razão da morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço.

Os pacientes com Alzheimer são atendidos pelo projeto de extensão Movimento Terapêutico – Ativa-Mente, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. O projeto é vinculado ao programa de extensão Atividade Motora Adaptada, que desenvolve ações voltadas a pessoas com deficiências, com apoio dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação Física e Fisioterapia da Udesc.

Inscrições

Para participar do projeto, o paciente ou familiar deve fazer a inscrição no Laboratório de Atividade Motora Adaptada (Labama) da Udesc (Rua Pascoal Simone, 163, Bairro Coqueiros, Florianópolis, em frente ao campus do Cefid).

É preciso levar uma declaração do médico que acompanha o paciente, com diagnóstico de Doença de Alzheimer, e um parecer clínico sobre a possibilidade do paciente realizar exercícios adaptados à sua condição clínica.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Atividade Motora Adaptada da Udesc Cefid, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3321-8651.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.