Tudo pronto para cúpula da Unasul sobre a Venezuela

nicolasmaduro-jurapresidentLima, 18 abr (Prensa Latina) O palácio de governo do Peru abrigará hoje uma cúpula extraordinária da Unasul dedicada a tratar da situação venezuelana, em um clima regional no qual prima o respeito aos fóruns soberanos desse país.

Os primeiros informes sobre as conclusões as quais chegarão nas próximas horas os presidentes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) determinam que o critério reinante é que o reconhecimento da eleição do presidente Maduro é uma premissa inquestionável.

Todos os países membros reconheceram a transparência e a legalidade dos resultados da eleição do último domingo e o chanceler peruano, Rafael Roncagliolo, disse que o encontro terá uma agenda aberta para um diálogo conjunto sobre a situação na Venezuela, que não considerou como uma crise.

Segundo outras fontes diplomáticas consultadas em Lima, a reunião procurará a possibilidade de colaborar com a Venezuela para evitar conflitos internos e violência como a desatada por grupos opositores, com um saldo de oito mortos.

Na linha de respeito à soberania venezuelana e por tanto de respaldo à decisão emanada das urnas, para as presidentas da Argentina, Cristina Fernández, e Brasil, Dilma Rousseff, o encontro da Unasul será só uma escala para Caracas, pois acompanharão Maduro em sua posse na sexta-feira.

Da mesma forma agirão os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Uruguai, José Mujica, bem como outros presidentes, enquanto meios de imprensa e políticos conservadores de diversos países da área tratem de desacreditar ou minimizar a reunião.

Essa corrente pressiona o presidente Ollanta Humala -que reconheceu rapidamente a eleição de Maduro- para que não viaje à posse do presidente eleito venezuelano e ameaça juntar votos no parlamento para lhe negar a indispensável autorização para a viagem.

Diante disso, os deputados do governante Partido Nacionalista reivindicam o direito do chefe de Estado de viajar, em exercício dos poderes que lhe dá a Constituição, de conduzir a política exterior peruana.

ale/mrs/es

Modificado el ( jueves, 18 de abril de 2013 )

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.