Tubo de Ensaio realiza ação nesta sexta 24/04

Com o tema O Coreógrafo como Ativador da Imaginação, a segunda etapa do projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014 recebe a bailarina Zilá Muniz em encontro que propõe a geração de coletividade em evento coreográfico.

unnamed3

No dia 24 de abril, das 19h às 21h30, a Casa das Máquinas, em Florianópolis, recebe uma nova etapa do projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos 102 contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural para o fomento e apoio à produção cultural do Brasil.

Nele, a convidada Zilá Muniz coordena o encontro “O Coreógrafo como Ativador da Imaginação”, em que ela propõe uma ação compositiva em tempo real, para gerar uma coletividade emergente em um evento coreográfico. Realizado com a colaboração dos participantes, o encontro inclui a apresentação e discussão de conceitos como evento coreográfico, campo potência, restrição, imaginação, condicionamento, movimento relacional e proposição.

Doutora em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, diretora e coreógrafa do Ronda Grupo, Zilá Muniz atua como artista, pesquisadora e professora. No seu campo, investiga e explora possibilidades da improvisação como processo de criação e como desencadeadora de um coletivo emergente na criação de eventos coreográficos. Livre para todos os públicos, o encontro será gratuito. Basta chegar uma hora antes e pegar a senha.

 Iniciado em fevereiro, o projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] se estenderá até outubro, com uma expressiva lista de convidados do Brasil e do exterior. Por suas articulações, o programa coordenado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres aproxima dança com o teatro, as artes visuais, o cinema e a música, compõe interseções de conhecimento nessas áreas com artistas e pesquisadores compartilhando e problematizando procedimentos de composição – definida pelas idealizadoras como modo de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar, arranjar.

No conjunto, a iniciativa engloba 14 convidados, dos quais 11 vivem fora de Santa Catarina, um vem da Argentina, outro de Portugal, dois brasileiros pesquisam fora do Brasil, um nos Estados Unidos e outro na França. O evento integrará artistas de quatro Estados brasileiros (SC, CE, RJ, SP). Santa Catarina terá três representações.

unnamed1

Os encontros estarão embasados em quatro atividades: laboratório compositivo com artistas e pesquisadores de diferentes áreas e procedimentos; a apresentação do trabalho, que poderá ser um espetáculo, performance, conferência ou palestra; conversa entre artistas e pesquisadores; e a organização de um livro resultante das ações e dos debates.

 Programa Rumos

Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do país. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.

Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 104 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.

unnamedFicha técnica

Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Foto e vídeo: Cristiano Prim
Design gráfico: Kamilla Nunes
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho
Apoio: Serviço Social do Comércio (Sesc/SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

 SERVIÇO

Projeto Tubo de Ensaio: O Coreógrafo como Ativador da Imaginação
Encontro com a bailarina Zilá Muniz
Dia: 24 de abril, 19h às 21h30
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Gratuito
Casa das Máquinas: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição, Florianópolis – SC

Mais informações

Zilá Muniz: 48. 3207-3914 / 9923-5225

Saiba mais

Site Tubo de Ensaio
Facebook

Projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2014-2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.