Trump impede que chineses adquiram empresa de semicondutores nos EUA

Publicado em: 14/09/2017 às 13:42
Trump impede que chineses adquiram empresa de semicondutores nos EUA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, bloqueou as tratativas de uma estatal chinesa na aquisição de uma fábrica americana de semicondutores. Ele afirmou que isso representava uma ameaça para a segurança nacional do país.

O Departamento do Tesouro, em um comunicado, considerou que a aquisição da Lattice Semiconductor Corporation, empresa de capital aberto do Oregon, do Fundo Canyon Bridge, de propriedade chinesa, poderia colocar em perigo a produção de produtos que são sensíveis ao governo dos EUA.?

Trump e sua administração estão com posição agressiva em relação à China, no que tange a comércio e segurança nacional, cercando com investigações abrangentes as ramificações no comércio de alumínio e aço de Pequim.

Através do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, Trump tem como barrar investimentos estrangeiros que ele considera ameaças de segurança nacional.

No caso da Lattice, o Comitê e Trump decidiram que “a transação representa um risco para a segurança nacional dos Estados Unidos que não pode ser resolvida por mitigação“, diz o comunicado. A empresa fabrica dispositivos lógicos programáveis, que podem ser utilizados para funções semelhantes aos chips.

A decisão proibiu a Canyon Bridge, sua parceira Yitai Capital e a empresa de capital da China Venture Capital Fund (CVCF), da compra da empresa norte-americana, que serve o consumidor, as comunicações e os mercados industriais.

Segundo o Tesouro, o risco de segurança nacional se dá devido ao apoio de Pequim para a transação, da transferência de propriedade intelectual para os investidores estrangeiros e a importância do fornecimento de semicondutores para o governo, incluindo os produtos da Lattice.

Trump interveio pessoalmente no processo após apelo de empresas, segundo informou o The Wall Street Journal.

Fonte: Jornal GGN

Deixe uma resposta