Três vidas de militância: Apolônio, Frati e Grabois – 100 anos

Os verdadeiros Heróis Nacionais não são somente aqueles que constam dos livros de nossa História. Muitos homens e mulheres, nascidos ou não no Brasil estiveram na vanguarda das lutas em favor de maior igualdade social, de mais participação popular na vida política do país e contra os regimes autoritários e antidemocráticos que se fizeram presente não somente no Brasil, mas em vários países do mundo, principalmente no decorrer do século XX.

Apolonio de Carvalho, Rolando Frati e Maurício Grabois completariam este ano 100 anos de vida. Os três foram líderes políticos e ativistas contra as ditaduras, tanto na mais recente, iniciada em 1964, como também na de Getulio Vargas durante o chamado Estado Novo. Também foram internacionalistas, cada um à sua maneira, e defenderam os valores e princípios da Democracia e do antifascismo.

O Sábado Resistente deste mês faz uma homenagem especial a esses três combatentes da liberdade e traz seus familiares e amigos para que possam relatar e debater o legado da experiência política de uma vida inteira dedicada ao povo brasileiro.

Na ocasião, além desta homenagem, será lançada e distribuída gratuitamente mais uma cartilha (a quinta da coleção do Núcleo Memória) dedicada a estes companheiros.

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Cultura e Memorial da Resistência de São Paulo

apresentam

SÁBADO RESISTENTE

Dia 22 de setembro 2012, das 14h às 17h30

PROGRAMAÇÃO

14h00: Boas vindas – Kátia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)

Coordenação – Elza Lobo (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h30: PALESTRA

– Rene Luis de Carvalho (filho de Apolonio de Carvalho; economista e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde atualmente leciona. Nascido na França, foi militante do PCBR; ex preso político)

– Rafael Martinelli (amigo e companheiro de Rolando Frati; advogado, ex-líder sindical da categoria Ferroviária e ativista da CGT antes do Golpe Militar. Co-fundador da Ação Libertadora Nacional – ALN. Presidente do Fórum de ex Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo)

– Igor Grabois (Neto de Maurício Grabois; economista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professor universitário)

– 16h00: Sessão de perguntas e respostas

– 17h00: Homenagem

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Informações à imprensa

– Memorial da Resistência de São Paulo

[email protected]

– Secretaria de Estado da Cultura

Giulianna Correia – 2627-8243 [email protected]

Renata Beltrão – 2627-8166 [email protected]

Fonte: http://www.rededemocratica.org/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.