Tralharia comemora 3 anos de muita arte, diversidade e ótimas histórias no Centro de Florianópolis

Foto: Sérgio Vignes.

Reduto de arte, cultura e encontros, o Tralharia completa em outubro três anos desde que inaugurou o seu espaço no centro histórico de Florianópolis. O local, frequentado por artistas, boêmios e amantes da cultura, preparou um mês com programações muito especiais para comemorar em grande estilo. Fazem parte da agenda eventos para todos os gostos: de shows, peças de teatro, à bailinhos e rodas de conversas. Já nesta semana, a quinta-feira (13) terá a Roda de Conversa – Cidades: Espaços de Angústias, Espaços de Desejos; na sexta-feira (14) Leitura Dramática – Peça “In On It” e no sábado (15), e para animar o fim de semana, a festa “Militar é Verbo”.

Apesar de estar completando três anos, a história do Tralharia começou muito antes. Guto Lima, um dos sócios, colecionava antiguidades e mantinha uma kombi com a qual participava de feiras e garimpos. Luiz Henrique Cudo, amigo de longa data – desde 1993 -, chegou a ir junto algumas vezes. Aliando isso à amizade que já tinham, motivaram-se a abrir o espaço, que une objetos vintage, ambiente agradável e boas cervejas – algo que só veio aumentar o charme do centro histórico da cidade, que há tempos passa por um processo de revitalização.

Vamos pro Tralha?

Com o tempo, o local conquistou o patamar de ser um espaço que abriga e recebe muito bem a arte. Já é uma tradição na casa a realização exposições (fotografia, artes plásticas), lançamento de livros, música e debate sobre os mais diversos temas. E o lugar é aconchegante e totalmente em sintonia com a arte, no térreo e também no segundo andar da casa. É ali que acontecem muitos encontros informais de roteiristas para conversar com amigos e equipe sobre o próximo documentário, um projeto cultural em construção. Quando tem shows – jazz, rock ou blues, geralmente – a festa invade a calçada. No movimento, diversas tribos se misturam.

“A ideia sempre foi ter um espaço contínuo que se reinvente a partir da sua própria história. Isso que vem acontecendo ao longo desses três anos”, revela Guto, um dos sócios. Por ser tantas coisas num mesmo local, é difícil resumir  tudo o que o Tralharia representa. O outro sócio, Cudo, complementa: “É um local de encontro, de trocas de experiências, de formação de laços, e considerando o momento atual, diria até que uma espécie de refúgio. E são esses, para mim, os maiores valores do Tralharia: primar pelas relações, pelos afetos, de forma que não vejo do lado de cá do balcão apenas clientes, mas muitos amigos, companheiras e companheiros, pessoas que, ao frequentar o Tralharia, fazem junto ele ser o que é: esse espaço tão múltiplo, agradável, no coração da cidade”

Programação Completa:

13/09 – Roda de Conversa – Cidades: Espaços de Angústias, Espaços de Desejos

14/09 – Leitura Dramática – Peça “In On It”

15/09 – Festa MILITAR É VERBO / Oficina Pública de Perguntas / Intervenção Constituintes Urbanos – Sandro Clemes com Peça na faixada

18/09 – Roda de Chorinho

19/09 – Abertura Exposição Fê Luz / Somos Plurais! – Roda de Conversa

20/09 – Peça Teatral – Grupo Experiência Subterrânea

21/09 – Peça Teatral – Grupo Experiência Subterrânea

22/09 – Salão Festa da Constituinte – Encerramento da Mostra Bienal Paralela de Arquitetura e Arte

25/09 – Redesign – Roda de Conversa

26/09 – TralhaNight 80’s – Bailinho com DJ Gustavo Monteiro

27/09 – Abordagens para o Jornalismo independente na cobertura das eleições – Roda de Conversa

28/09 – Roda de Conversa – LIXO

29/09 – Embalos de Sábado à Tarde com Toicinho Trio / Feira Livre / Exibição de Vídeos com Coletivo Pintô Sujera

02/10 – Bailinho com DJ Fernando Galo

03/10 – Show Acústico com Gustavo Cabeza

04/10 – Debate Democracia Direta

05/10 – Roda de Conversa – Economia Criativa

06/10 – Embalos de Sábado à Tarde com Trovão Rocha Trio / Café com Serifa / Projeto 3×4 – Radilson

09/10 – Roda de Chorinho

10/10 – Debate Arte Contemporânea

11/10 – Tralharia Tropikal – Bailinho com DJ Gustavo Monteiro

13/10 – Embalos de Sábado à Tarde com Trio Bapho de Lagartixa / Feira de Adoção de Animais / Caminhadas do Centro com Rodrigo Stupp

16/10 – Abertura Exposição de Aniversário Tralharia 3 Anos

17/10 – Leitura Dramática – Peça “Crime”, com Grupo Armação

18/10 – Sarau Saudade Macunaíma Substantivo

20/10 – Festa de Aniversário – Tralharia 3 Anos

Serviço

“Tralharia completa 3 anos”

Quando: de 13/09 à 20/10

Onde: Tralharia – R. Nunes Machado, 104 – Centro

Evento Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.