Todas as edições do Pasquim estarão disponíveis online em homenagem a seus 50 anos

Via: https://www.hypeness.com.br/.

Por Gabriela Glette.

Uma das publicações mais importantes do jornalismo brasileiro – O Pasquim, completa 50 anos este ano e para comemorar, todas as suas edições serão disponibilizadas online pela equipe da Biblioteca Nacional. Criado em plena ditadura militar, o semanário mais irreverente do país representou um período de forte censura, contrastante com a efervescência cultural e artística brasileira, um verdadeiro paradoxo.

Completando meio século no último dia 26, o jornal ficou conhecido por suas charges e linguagem debochada, a arma encontrada para lutar contra o autoritarismo do período em que nasceu. E, para homenagear este grande marco, suas mais de 1070 edições estarão disponíveis na página digital da biblioteca a partir de agosto.

Ziraldo, jornalista e um dos maiores nomes do cartunismo brasileiro, fazia parte da equipe que ajudou a escrever a história deste jornal. Graças a ele, 470 edições impressas foram cedidas ao setor de digitalização, que já possuía 602 números. A ferramenta será disponibilizada junto com a abertura de uma exposição sobre o jornal, no Sesc Ipiranga. Em uma época em que muito se discute sobre o fim do jornalismo impresso, estas páginas são cada vez mais valiosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.