Téspis Cia. De Teatro lança ‘Diário de Criação’ durante a pandemia para montagem de espetáculo infanto-juvenil

Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC) lançou o ‘Diário da Criação’, um espaço online no site do grupo em que serão compartilhadas ideias e as fases da montagem do seu novo espetáculo para crianças que está em desenvolvimento. A criação do Diário aconteceu após a pandemia provocada pelo novo coronavírus se alastrar pelo Brasil. O grupo, que até então já havia definido o elenco do espetáculo — formado por Denise da Luz, Leonam NagelMatheus Groszewica e Sabrina Antunes Francez — e iniciado os primeiros encontros em sua sede, a Itajaí Criativa  residência artística, teve que se adaptar a este momento. Foi quando surgiu a ideia de investir no universo online para dar sequência ao projeto. Os interessados em conferir as novidades, podem acessar http://www.tespis.com.br/site/category/diario-de-criacao/

Os profissionais do teatro, artistas em geral, foram os primeiros a parar por causa do covid-19. E, provavelmente, serão os últimos a retornar. Mas enquanto não podemos reabrir nossos teatros e espaços de ensaio, criação e apresentação, buscamos maneiras de continuar trabalhando, levando arte para o público e garantindo nossa subsistência econômica”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo.  

No ‘Diário de Criação’, postagens são compartilhadas para mostrar um pouco do trabalho, à distância, dos atores e atrizes envolvidos nesta montagem da Téspis e as inspirações para realização do novo trabalho. Desta vez, a Téspis irá apostar no teatro de animação, com todas as suas variações — máscaras, bonecos, objetos e outros recursos — além da presença do ator como eixo fundamental para a criação teatral. Entre as referências do grupo para a idealização da produção, estão livros (como ‘Teatro de Máscaras‘, organizado por Nini Valmor Beltrame e Milton de Andrade), artigos (entre eles ‘Madeira, couro, cores e carne: histórias entre Commedia dell’Arte e máscaras do mundo‘, escrito por Claudia Contin), e vídeos, que, por sugestão de Denise Luz, foram utilizados nos encontros virtuais para leitura e discussão, ampliando o repertório dos envolvidos na produção.

Materiais individuais criativos também são compartilhados. Trata-se de criações feitas pelos atores em casa e que foram construídas pelo grupo por meio de vídeo conferência ou através de gravações de celular. Em um dos primeiros exercícios, o elenco foi desafiado a criar personagens que deveriam dialogar com a ideia inicial da montagem, cujo tema é o ‘papel’.  Segundo Max Reinert, diretor dessa experiência, “a ideia principal desses exercícios é construir um imaginário em comum para o grupo, que mais tarde servirá de inspiração para a criação das cenas e do espetáculo teatral em si. Diferentemente de produções anteriores, inspiradas em textos clássicos – Alice no País das Maravilhas e O Patinho Feio -, dessa vez, o grupo trabalha na criação de uma peça completamente inédita.

O resultado está no site do grupo, na categoria ‘Diário de Criação’ e também pode ser visto no Canal da Téspis no Youtube, na playlist ‘Projeto Montagem 2020’ https://www.youtube.com/c/TespisCiaDeTeatro

O novo espetáculo para crianças produzido pela Téspis foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de ItajaíFundação Cultural de Itajaí e Unimed Litoral. A estreia está prevista para o final do segundo semestre de 2020.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Max Reinert
Atuação: Denise da Luz, Sabrina Francez e Matheus Groszewica
Músico em cena: Leonam Nagel
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Figurinos: Denise da Luz
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Produção: Téspis Cia. de Teatro

Fale com o grupo:

Site: www.tespis.com.br

Max Reinert (48) 9 9948 3578 ou Denise da Luz (47) 9 99901516

Fale com assessora de imprensa:

Camila Gonçalves (47) 9 9654-9105

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.