Terceirização: Medicamentos para postos de saúde terão que ser jogados fora

Imagem: Sintrasem

O processo de terceirização do almoxarifado da PMF, que já foi denunciado diversas vezes pelo Sintrasem, teve um desfecho triste, porém previsível, na tarde de hoje. Por conta do armazenamento inadequado, aproximadamente R$ 300 mil em medicamentos – incluindo todo o estoque de insulina armazenado – terão que ser descartados. A distribuição está interrompida.

O almoxarifado, terceirizado para a empresa Primelog e inaugurado há apenas cinco meses, foi interditado pela Vigilância Sanitária. Ele fica em São José e concentra todo o material da Prefeitura de Florianópolis, incluindo medicamentos.

Um comunicado emitido a todas as unidades de saúde afirma que providências estão sendo tomadas, mas “isso poderá levar alguns dias”. A situação pode ficar ainda mais complicada, pois nem sequer autorização da Anvisa ou licença municipal o espaço tem.

Diversos outros problemas vem sendo registrados há tempo – remédios entregues com a nota errada e divergências com relação a número de lote e data de validade, por exemplo. É um problema gravíssimo quando está se lidando com medicamentos, colocando em risco a saúde da população de Florianópolis.

A terceirização e mudança para São José do almoxarifado foi vendida pelo prefeito Gean Loureiro e pelo então secretário de Administração (hoje, Casa Civil), Everson Mendes, como uma grande economia para os cofres do município. Este é o resultado: prejuízo financeiro e toda a rede de saúde afetada.

O contrato com a Primelog foi um processo feito às escuras e às pressas, inclusive tornando-se alvo de investigação do Ministério Público. Mais uma vez, Gean joga sujo para favorecer os interesses dos seus.

O Sintrasem continua acompanhando e recebendo as denúncias de trabalhadores da Prefeitura que estão sendo afetados pela interrupção da distribuição dos medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.