Taiwan é o 1º país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Foto: Reprodução da internet

Uma vitória para a comunidade LGBT ocorre em Taiwan. Trata-se da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo/gênero, que foi aprovada pelo Parlamento nesta sexta-feira (17). O momento é histórico, já que é o primeiro país da Ásia a reconhecer o direito à população LGBT.

A data também é marcante, uma vez que dia 17 maio  é quando ocorre O Dia Internacional do Combate a LGBTfobia.

O processo para se legalizar o o casamento homoafetivo não foi tão simples. Primeiro, foi preciso que o Tribunal Constitucional considerasse inconstitucional a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo. E só dois anos depois o Legislativo aprovou a proposta.

Vale destacar que outras duas propostas, menos progressistas, também puderam ser votadas. Nelas, o relacionamento não era mencionado como “casamento”, mas como “relações familiares entre pessoas do mesmo sexo” ou “uniões entre pessoas do mesmo sexo”. A proposta mais progressista, que dá o nome casamento foi aprovada com 66 votos a favor e 27 contra.

Agora, quase todos os direitos de qualquer casal hétero são garantidos, bem como questões referentes a impostos, seguro e guarda da criança. O que ficou de fora da legislação é a equiparação completa dos direitos de adoção.

Manifestantes tiveram um importante papel na conquista. Mais de 35 mil pessoas foram Às ruas de Taipé até o Parlamento para pressionarem a votação. Quando foi anunciado a aprovação do casamento, centenas de pessoas estavam reunidas e comemoraram a vitória, mesmo em baixo de chuva.  É uma sinalização para que haja mais vitórias à comunidade LGBT na Ásia.

1 COMENTÁRIO

  1. TAIWAN NO ES UN PAÍS. ES UNA ISLA QUE LE PERTENECE A CHINA. EN OTRAS PALABRAS ES CHINA. Y SEGÚN OTRAS FUENTES NO FUE LA ISLA CHINA DE TAIWAN LA QUE APROBÓ EL MATRIMONIO IGUALITARIO SINO HONG KONG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.