Supermercado despeja esgoto na rede pluvial e polui a Lagoa Pequena no Campeche, em Florianópolis

Publicado em: 30/08/2017 às 09:34

O supermercado Hiperbom localizado no Rio Tavares, supostamente estaria despejando esgoto na rede pluvial,  o esgoto alagou a Av. Campeche e atingiu a Lagoa Pequena, tombada como patrimônio natural de Florianópolis.  

A denuncia foi feita na manhã de ontem (29) por moradores da Trav. Lagoa Azul localizada ao lado supermercado. Em entrevista relataram que a noite o despejo é intenso e que o cheiro ruim chega a invadir as casas.  Alguns moradores chegaram a fechar com madeira e plástico a tampa de proteção do bueiro devido ao mal cheiro.

“O esgoto aflorou na Av. Campeche porque a rede pluvial está concretada na saída da rua, se não o esgoto iria para a lagoa e ninguém ia ficar sabendo” afirmou um morador que não quis ser identificado.

Segundo o presidente da AMOCAM (Associação dos Moradores do Campeche), Alencar Deck Vigano, o engenheiro Carlin, responsável pela estação de tratamento do supermercado teria confirmado o caso.

Por conta da denúncia o Vereador Lela solicitou prioridade ao secretário de saúde, à diretoria de vigilância sanitária do município para atuar com urgência no caso. “Nos temos que ser proativos e dar prioridade ao assunto até para não haver injustiça, mas se houver alguma irregularidade, que seja punido exemplarmente, e que sirva de lição para todo bairro, esgoto na rede pluvial é inadmissível”.  Comenta o Vereador Lela.

O Vereador Marquito compareceu no local e acompanhou o caso.

O supermercado foi atuado pela vigilância sanitária por não ter licença ambiental, processo número 002122/77.

A Lagoa Pequena é de área de preservação permanente (APP) e tombada como patrimônio natural de Florianópolis, pelo decreto municipal número 135/88. Está localizada a 600 m da praia e ocupa uma área de 27,5 hectares entre os bairros Rio Tavares e Campeche.

Entramos em contato com o supermercado no local, informamos sobre a denúncia, mas até o presente momento não tivemos retorno.

Fonte: Riozinho.

Deixe uma resposta