Sueca de 16 anos que lidera movimento contra mudanças climáticas é indicada ao Nobel da Paz

Greta Thunberg, fundadora do movimento Youth Strike for Clima, disse estar "honrada e muito grata pela nomeação”

Foto: Wikicommons

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi indicada na quarta-feira (13/03) ao Prêmio Nobel da Paz 2019 pela campanha que promove contra o aquecimento global. A adolescente chamou atenção ao perder as aulas de sexta-feira para protestar diante do Parlamento do país. 

Thunberg iniciou seu protesto indo sozinha diante do Parlamento sueco e estendendo um cartaz feito a mão com os dizeres ‘greve da escola pelo clima’. Ela continuou fazendo o protesto quase todas as sextas-feiras, desde agosto do ano passado, exigindo que os políticos alinhassem o país com o acordo climático de Paris. A militante incentivou outros estudantes a participarem.

O gesto de Thunberg evoluiu para o movimento Fridays for Future (Sextas-feiras para o Futuro), no qual estudantes iam protestar na frente dos parlamentos de seus países ao invés de ir à aula. Ela acabou fundando o movimento Youth Strike for Clima (Greve da Juventude pelo Clima) e ganhou repercussão internacional no final de 2018, ao discursar durante a 24ª conferência da ONU do Clima.

O anúncio da indicação foi feito pelo deputado norueguês Freddy André Øvstegård. “Indicamos Greta Thunberg porque a mudança climática, se não for freada, será a principal causa das guerras, dos conflitos e do fluxo de refugiados futuros”, afirmou o parlamentar à agência AFP.

Pelo Twitter, Thunberg se disse honrada e muito grata pela nomeação. “A mudança está chegando, gostem ou não”, disse ao jornal britânico The Guardian nesta quinta (14/03).

Manifestações contra as mudanças climáticas promovidas pelos integrantes do Fridays for Future estão marcadas para acontecer nesta sexta-feira (15/03) em mais de 100 países, inclusive no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.